Belo Horizonte (25.11.2013) – Começa nesta segunda, 25, o 8º Simpósio de Pesquisa de Cafés do Brasil, em Salvador. Essa edição do evento, que será realizada até o dia 28 de novembro, terá como tema central “Pesquisa cafeeira – sustentabilidade e inclusão social”.
Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) irão abordar temas como novas cultivares de café, sistemas agroecológicos e orgânicos na cafeicultura e tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura com foco em café arábica. Serão apresentadas as experiências de cafeicultores da região da Zona da Mata mineira na produção de café orgânico.
O evento conta com mais de 300 trabalhos técnico-científicos, que serão apresentados na forma de pôsteres, sendo que 30 deles serão apresentados oralmente para debates. Haverá ainda palestras, oficinas, minicursos e mesas-redondas sobre assuntos variados relacionados à cultura do café e de visitas técnicas.
O Simpósio é realizado pelo Consórcio Pesquisa Café a cada dois anos e essa edição conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura da Bahia, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e as demais entidades consorciadas.
Serviço:
8º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil
Data: 25 a 28 de novembro de 2013
Local: Fiesta Bahia Hotel – Av. Antônio Carlos Magalhães, 741, Itaigara – Salvador – BA
Participação da EPAMIG
27 de Novembro
14h30 às 16h – Mesa Redonda – Cultivares de Café – pesquisador da EPAMIG Antonio Alves Pereira
14h30 às 16h – Minicurso – Sistemas agroecológicos e orgânicos na cafeicultura – pesquisador da EPAMIG Paulo César de Lima
28 de Novembro
9h às 10h – Palestra Geral – Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura com foco em café arábica – pesquisador da EPAMIG Gladyston Carvalho
Inscrições e programação completa: www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/