ENTREVISTA: Airton Neves – Tendência de alta no mercado do café deve se manter. Recursos do Funcafé contribuem

9 de julho de 2010 | Sem comentários Entrevistas Mais Café

EXCLUSIVO: Tendência de alta no mercado do café deve se manter. Recursos do Funcafé contribuem. Café sobe no mercado internacional nesta sexta-feira, mostrando que a alta veio para ficar. No mercado brasileiro, o cereja descascado atinge cotação de R$ 360,00.




Café sobe no mercado internacional nesta sexta-feira, mostrando que a alta veio para ficar. No mercado brasileiro, o cereja descascado atinge cotação de R$ 360,00.

O mercado do café nos últimos dias tem apresentado movimentos voláteis, com ondas de altas e quedas repentinas. De acordo com a explicação de Airton Neves, analista de mercado da Sancafé, trata-se de realização de lucros de fundos. A tendência para os próximos dias é de alta e um dos fatores contribuintes é a verba do Funcafé que está chegando às cooperativas de crédito.


“Nesses níveis de preço a maioria dos produtores, acertadamente no meu entender, está realizando venda. Eles estão se capitalizando porque esse preço, embora tenha uma tendência positiva ao longo prazo também em função de quebra de safra em outros países e de qualidade dos estoques, esses níveis de preço são bastante confortáveis para realizar um pouco”, afirma Neves.


Diante disso, os recursos do Funcafé servem para equilibrar a oferta, pois permite que o cafeicultor segure seu produto, com isso ajuda no suporte aos preços e colabora também para que as vendas possam ser escalonadas. A orientação, portanto, é de que se faça a venda de uma parte da safra e aguarde para vender mais a frente, quando os preços podem estar ainda melhores.


Entretanto, mesmo o dinheiro do Funcafé sendo favorável para vários fatores na comercialização do café e até mesmo nos preços, o dinheiro não chega facilmente aos produtores. E isso acontece por conta da burocracia excessiva e da sistemática ineficiente do programa, que exige uma caução equivalente ao valor retirado.



Fonte: Redação Notícias Agricolas

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.