fonte: Cepea

Engenheiros australianos usam café para criar concreto 30% mais resistente

Os pesquisadores agora estão mostrando o projeto para empresas e conselhos locais, a fim de criar projetos de infraestrutura, como a construção de calçadas

22 de agosto de 2023 | Sem comentários Mais Café
Por: Época Negócios
De acordo com um estudo publicado no Journal of Cleaner Production, engenheiros do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, conseguiram criar um concreto quase 30% mais forte apenas incorporando grãos de café processados ao material.
Segundo o The Guardian, a ideia surgiu justamente quando os pesquisadores tomavam café. Eles criaram uma técnica para reciclar a borra de café, convertendo a mesma em biocarvão. A partir daí, os especialistas usaram o biocarvão para substituir uma parte da areia comumente usada para fazer concreto.
Segundo o pesquisador Shannon Kilmartin-Lynch, co-líder do estudo, a técnica pode ajudar a minimizar o desperdício de café. “Havia muito café moído e sachês sendo descartados”, disse ele. “[Queríamos] ver se consegueríamos transformar esses grãos usados em um tipo de material mais valioso”.
Os pesquisadores agora estão mostrando o projeto para empresas e conselhos locais, a fim de criar projetos de infraestrutura, como a construção de calçadas. “O projeto ainda está em sua fase inicial – há mais testes a serem feitos sobre a durabilidade e coisas do tipo”.
Se todos os resíduos de borra de café produzidos na Austrália, por ano, fossem convertidos em biocarvão, seriam aproximadamente 22.500 toneladas recicladas, estimam os pesquisadores.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.