Enfim, começado o novo ano os contratos de café na BM&F mostraram força já na abertura

Por: XP investimentos

Comentário
    Mercado Futuro e Físico
Enfim, começado o novo ano os contratos de café na BM&F mostraram força já na abertura, estimulados pela leve queda no Dólar frente ao Real e a acelerada promissora nos preços do Petróleo. O contrato vencimento Março/2010 fechou em 175,00 com 3,1% de alta.


Fechamento NY
MÊS FECHAM. ANTER. VAR. % VAR.          PONTOS
Março 141,85 $       135,95 $       4,34%    5,90 
Setembro 146,20 $   140,45 $  4,09%5      ,75
      
As expectativas com relação ao aumento de preços no grão não poderiam ser melhores em 2010. Além do fato dos primeiros meses do ano serem os de maior consumo nos EUA e Europa, a oferta não é das melhores. As condições climáticas prejudicaram a safra de 2009 e a de 2010 não deve superar as estimativas. Outro fato é de que ao redor do mundo o consumo de grãos de qualidade superior vem aumentando e ele tem andado escasso nos estoques e sua produção foi ainda mais prejudicada pelos problemas climáticos.

Visando melhorar a rentabilidade da indústria de café no Brasil, a Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC) divulgou que irá adotar medidas para estimular o consumo de cafés de alta qualidade. Uma das medidas a serem adotadas seria estender a lei de exigência de qualidade mínima dos grãos consumidos em órgãos públicos, já existente em alguns Estados.

Além disso, a ABIC irá dar suporte à rede hoteleira para estimular o consumo de grão de classificação superior. Outra medida seria aumentar o espaço desses grãos no varejo para se aproveitar do aumento da renda da classe C.

E não é só o Brasil que anda estimulando o consumo do grão superior. A Organização Inter-Africana do Café (OIAC) divulgou no último dia 31 que países africanos como Angola, Tanzânia e Uganda serão incentivados a produzir Café Gourmet, um tipo de café especial, visando também a rentabilidade maior que grãos melhores representam para o setor.

Em NY os preços explodiram e o contrato Março/2010 atingiu os 4,34% de alta, fechando em 141,85 pela pressão de compras por parte de fundos e especuladores. Em Londres o vencimento Janeiro/2010 fechou em 1321, com 2,08%, pois os fundamentos de baixa do Robusta começaram a virar e com isso a pressão vendedora diminuiu.


Previsão do Tempo

O calor e a presença de umidade proveniente da Amazônia trazem chuva típica de verão para as áreas produtoras de café do Brasil. Ao longo da semana, os volumes de chuva aumentam principalmente na zona da Mata, área que inclui o centro e norte de Minas Gerais e Espírito Santo. No fim da semana, uma nova frente fria intensifica as chuvas sobre o Paraná e São Paulo.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.