Edição de 2019 do Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura no Cerrado Mineiro foca no uso da Tecnologia para a Redução de Custos na Cafeicultura
A Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a Fundaccer e a EPAMIG realizam no Centro de Excelência do Café, no Campo Experimental da EPAMIG , em Patrocínio, mais uma edição do Encontro de Inovação e Tecnologia para Cafeicultura no Cerrado Mineiro. O Encontro acontece no dia 9 de maio e nesta edição tem como foco no uso das “Tecnologias para Redução de Custos na Cafeicultura”.
O formato que mescla um dia de campo, com salas temáticas e um painel tem sido aprovado pelos produtores, que dessa maneira tem a oportunidade de ouvir grandes pesquisadores e especialistas que transmitem de maneira prática o resultado de pesquisas e estudos, voltados para as características e particularidades da cafeicultura no Cerrado Mineiro.
Ao longo das três edições mais de 1200 pessoas já participaram. Dezenas de profissionais e grandes nomes da cafeicultura nacional já dividiram seus conhecimentos, inclusive na edição de 2016 uma cultivar de café, adaptada ao Cerrado Mineiro, foi lançada aos produtores, a MGS Paraíso 2, que teve grande aceitação pelos produtores por ter grande aptidão para produção de cafés especiais. Em 2017 a cultivar MGS Ametista, também adaptada ao terroir do Cerrado Mineiro, foi apresentada sendo uma cultivar altamente produtiva e resistente a ferrugem do café. Pautas como Clima, Qualidade e Sustentabilidade já tiveram destaque no Encontro que se tornou tradicional do calendário de eventos do Cerrado Mineiro.
Segundo Dr. Gladyston Rodrigues Carvalho, Pesquisador da EPAMIG , o Encontro de Inovação e Tecnologia para Cafeicultura no Cerrado Mineiro cumpre um papel importante de aproximar os pesquisadores e os resultados de anos de pesquisa, do principal público interessado, que é o produtor. “Muitos resultados, como as cultivares adaptadas as condições do Cerrado Mineiro foram apresentadas aos produtores, que puderam ter contato direto com as plantas. O Encontro conecta grandes nomes da pesquisa aos produtores de maneira direta” – finalizou Carvalho.
“A Fundaccer como braço da pesquisa da Federação dos Cafeicultores do Cerrado tem um papel fundamental de ouvir as demandas dos produtores e buscar especialistas e estudos que possam atender a essas demandas de maneira prática, trazendo resultados eficientes para o cafeicultor” – acrescentou Dr. João Paulo Felicori Carvalho, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundaccer.
Encontro Solidário
A entrada no Encontro de Inovação e Tecnologia para Cafeicultura no Cerrado Mineiro continua gratuita, mas os participantes podem ter um gesto solidário com a doção de um quilo de alimento não perecível, exceto óleo de cozinha, durante seu credenciamento. Os alimentos serão doados a Casa do Idoso Recanto São Vicente de Paulo, em Patrocínio.
O credenciamento pode ser feito a partir das 7h30min, para as estações de campo da parte da manhã. Para as atividades da tarde, ou seja, as salas temáticas e o painel as inscrições devem ser feitas previamente na Federação dos Cafeicultores do Cerrado, pelo e-mail comunicacao@cerradomineiro.org ou pelo telefone (34) 3831-2096. A programação completa está disponível em www.cerradomineiro.org/diadecampo.
Nesta edição a empresa Bayer continua com a Patrocinadora Oficial e a Cooperativa Expocaccer, a Solinftec e o Sicoob Coopacredi são patrocinadores. O evento conta ainda com o apoio da Emater, Consórcio Pesquisa Café, Unicerp, Sebrae, Fapemig, CNPq, INCT Café, Uniube e Celeiro Fazu.
Veja a programação completa:
Credenciamento para as estações: 07h30min às 08h30min
Dia de Campo
Estação 1 – Soluções Bayer para manejo do café
Paulo Ferreira – RTV Bayer
Emerson Carrijo – Desenvolvedor de Mercado Bayer
Estação 2 – Cultivares da EPAMIG para o Cerrado (Unidade Demonstrativa)
Dr. Cesar Elias Botelho – EPAMIG
Dr. Gladyston Rodrigues de Carvalho – EPAMIG
Dr. André Dominghetti Ferreira – EMBRAPA Café
Estação 3 – Sugestão de Manejo de Plantas Daninhas no Cerrado
Msc. Rafael Jorge Almeida Rodrigues – UFLA/EPAMIG
Prof. Dr. Adenilson Henrique Gonçalves – UFLA
Estação 4 – Controle Biológico de pragas do cafeeiro
Dra. Madelaine Venzon – EPAMIG
Elem Fialho Martins – EPAMIG /Doutoranda UFV
Mayara Loss Frazin – EPAMIG /Doutoranda UFV
Jessica Mayara Coffler Botti – EPAMIG /Doutoranda UFV
Estação 5 – Mapeamento de terroir para caracterização da Qualidade de Bebida
Msc. José Márcio de Sousa Júnior – FUNDACCER
Eng. Agrônomo Diego Siqueira – Consultor Pollo Agricultura de Precisão
Alini Mancio – Geóloga – Proprietária Zenith Brasil
Painel
14h – Abertura
14:15h – Painel: TECNOLOGIAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NA CAFEICULTURA
Tarde: 14h às 16h
Sala 1: Regulagem do maquinário agrícola e sua importância – teoria e prática
Dr. Rogner Carvalho Avelar – Educampo/Sebrae/Expocaccer
Sala 2: “Experiência sensorial: percepção de sabores e aromas no café”
Dra. Larissa de Oliveira Fassio – Q – Grader – Fundaccer
Dr. Marcelo Ribeiro Malta – EPAMIG
Sala 3: A força da mulher na cadeia do café