Encontro aponta arborização como aliadano cultivo de café orgânico

12 de dezembro de 2005 | Sem comentários Café Orgânico Produção









Encontro aponta arborização como aliadano cultivo de café orgânico

CAFÉ ORGÂNICO – 18/4/2005 12:14:12 por Send Yahoo Messanger message to author News Cafeicultura





Agro Agenda – Arborizar a plantação garante o sucesso da produção orgânica do café. A afirmação é do engenheiro agrônomo do Instituto Agronômico do Paraná [IAPAR], Dr. Carlos Armênio Khatounian, que discorreu sobre o tema “Arborização – A chave para a produção orgânica do café”, durante o 2º Encontro Regional da Agricultura Orgânica, realizado na sexta-feira, dia 15, dentro da Programação da 45ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. O encontro reuniu cerca de 430 produtores rurais que já trabalham com a agricultura orgânica.

O objetivo da palestra de Khatounian foi estimular os produtores a arborizarem suas plantações. No Brasil, com exceção do Espírito Santo que apresenta um considerável número de lavouras arborizadas, o café sempre foi cultivado a pleno sol. “O café a meia-sombra é muito mais sadio, pois os riscos de contrair doença e praga são menores, e há pouca necessidade de adubação”, explicou. Segundo ele, a arborização beneficia tanto a lavoura de café tradicional como a orgânica, justamente por criar um ambiente muito parecido com o do Sudão e da Etiópia, no norte da África, onde se originou o café. Nessa região, o grão se desenvolveu na parte baixa das florestas de montanhas, em meio à sombra das árvores mais altas.

Embora o ramo de café cultivado a meia-sombra produza menor quantidade de grãos – entrave para a adesão da arborização – resulta em grãos maiores e de melhor maturação – um café de melhor qualidade. “Somente a arborização, sem a necessidade do uso de qualquer agrotóxico, liquida o problema do bicho-mineiro, e cria uma condição bem favorável ao desenvolvimento do fungo Beauveria bassiana, responsável pelo controle da broca”, contou Khatounian. A plantação tradicional não dispensa o uso de inseticidas no combate dessas pragas.

O uso de adubos também diminui com a arborização das lavouras. A planta a sombra, com menos grãos, tem condições de absorver toda a quantidade de água e nutrientes indispensáveis à saúde do pé sem a necessidade de adubos, como a uréia, o mais utilizado pela lavoura de café tradicional. Além disso, a arborização reduz o risco de geadas, fazendo-as praticamente desaparecer, e facilita o trabalho do agricultor, diminuindo a necessidade capina.

Fonte: Sociedade Rural do Paraná

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.