Hanói, 15 dez (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram por causa das inundações provocadas pelas fortes chuvas que afetam a zona central do Vietnã esta semana, confirmaram hoje fontes policiais.
Um policial de 21 anos morreu afogado ao ser arrastado pela corrente de água produzida pelas enchentes quando tentava atravessar um canal na província de Quang Nam, cerca de 800 quilômetros ao sul de Hanói.
Outras duas pessoas morreram na província de Binh Ding, enquanto as autoridades de Phu Yen informaram de um morto, além de outro em Khanh Hoa, disse Nguyen Thi Bich, subdiretor da Divisão Nacional da Prevenção de Inundações.
Bich acrescentou que a imprensa local informou de um número mais elevado de falecidos devido às inundações, mas que os números incluem as vítimas fatais registradas durante as últimas semanas em várias províncias.
O jornal local Than Nien News assinalou hoje que pelo menos 13 pessoas faleceram esta semana, oito na província de Khanh Hoa, onde milhares de hectares de arrozais permanecem embaixo d´água.
Segundo as autoridades, as enchentes também podem ocasionar danos ao café e a outros cultivos comerciais na zona montanhosa do centro do Vietnã.
Os meteorologistas locais explicaram que o inesperado dilúvio deste mês pode ter sido causado pelo choque das monções procedentes do norte com as do sul.