ENCERRADAS AS INSCRIÇÕES PARA O 15º PRÊMIO ILLY

Safra menor fez com que muitos pequenos cafeicultores não conseguissem mandar lote de tamanho mínimo para o Prêmio

6 de outubro de 2005 | Sem comentários Comércio

O 15º Prêmio Brasil de Qualidade do Café para ‘Espresso’, promovido anualmente pela torrefadora italiana illycaffè, recebeu 700 amostras, representando um total de 127.760 sacas. Após análise, serão selecionadas as 50 melhores para a segunda etapa do concurso que indicará o vencedor. As inscrições se encerraram no último dia 30 de setembro.

O número de inscrições, inferior ao registrado no ano passado (852), reflete a própria diminuição no tamanho da safra. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2005/2006 vai ficar em 33,3 milhões de sacas, 15% menor do que a safra passada (de 39,2 milhões). Além disso, a participação do café arábica, de sabor e aroma superiores, diminuiu. Na safra passada, representava 80% do total; na safra atual, representa 72%.

“Essa diminuição de volumes fez com que muitos pequenos cafeicultores não conseguissem produzir lotes de no mínimo 100 sacas, como o concurso exige”, explica o consultor científico da illy, Aldir Teixeira. “A illy só aceita para o prêmio café arábica selecionado, de peneiras altas e do tipo 3 para melhor. Com a safra menor, ficou difícil para os pequenos produtores chegarem a esse volume de café de qualidade”.

A qualidade das amostras recebidas, porém, foi muito boa – o que permite antever uma disputa acirrada pelas primeiras colocações. Segundo Teixeira, isso também se deve às condições climáticas, que foram muito favoráveis na maioria das regiões cafeeiras. “Só a estação de chuvas se prolongou, por isso é natural que tenhamos tido uma colheita mais tardia”, disse.

Os 50 finalistas serão divulgados no dia 18 de novembro. A cerimônia de premiação, que distribuirá prêmios de mais de US$ 100 mil no total, está marcada para 10 de março de 2006.

O concurso procura incentivar a produção de cafés finos, sendo aceitos somente café da espécie Coffea arabica, de bebida fina, preparado por via seca (café natural) ou por via úmida (cereja descascado ou despolpado).

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.