Caminhamos a passos largos para a 20.ª edição da Encafé, um dos maiores eventos do setor do caférealizados no Brasil, desta vez sob o mote ’20 anos unindo a indústria do café”.
Agendado para entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, no Hotel IberoStar Bahia, no norte de São Salvador da Bahia, este certame, organizado pela ABIC(Associação Brasileira da Indústria do Café), tem previsto um programa diversificado de atividades, entre as quais se incluem uma série de palestras, seminários, debates e workshops formativos, focadas especialmente em temáticas de relevância para a indústria de café, bem como um espaço dedicado à exposição das mais recentes novidades tecnológicas em termos de máquinas, equipamentos, produtos e serviços ligados a este setor.
Referindo-nos, concretamente, às atividades paralelas à componente expositiva, irá decorrer, no dia 28, a cerimónia de entrega da Medalha de Mérito Industrial de Café.
No dia seguinte (29 de novembro), irá realizar-se a palestra ‘Brasileiros e o cenário do café, uma relação que está no DNA’, que versará sobre o panorama mais atual do novo mercado consumidor de café. Ainda no mesmo dia, decorrerá a apresentação teórica-prática ‘Microscopia-Método’, dirigida por Flavio Silveira do Sindicafé (Sindicato da Indústria dos Cafés) de Minas Gerais. Os empresários presentes não só ficarão a conhecer o método de análise microscópica para a deteção de impurezas no café que recebem nas suas companhias, mas também serão alertados para a fiscalização oficial praticada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, com a finalidade de melhorar o café servido aos consumidores.
Para o mesmo dia, outro importante destaque da programação será a palestra ‘Exportar é Inovar’, que mostrará como as empresas brasileiras estão a expandir o seu negócio através da exportação. No mesmo dia, decorrerá o workshop ‘Análise dos custos na indústria de café e a tomada de decisões empresariais’, orientado pela consultora em café MFC, que explicará se as empresas deverão ampliar as vendas do seu café mais barato, se devem inaugurar novos canais de venda ou qual o volume de vendas que recupera o investimento realizado num novo mercado.
Na palestra orientada pela SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), serão apresentados dois programas de apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Mais e SEBRAETEC), que poderão ajudá-las no incremento da sua competitividade e gestão de negócio.
Por último, no dia 30 de novembro, irá realizar-se o painel ‘Linhas de Financiamento para a indústria de café’, em que a ABIC abordará as suas iniciativas e linhas de financiamento para a indústria do café.
Paralelamente a estas temáticas, o certame integra a discussão de assuntos relacionados com a saúde, certificação de cafés (selo ABIC de qualidade), casos de sucesso na indústria do café e as políticas públicas brasileiras relativas ao setor.
Interessa sublinhar que, na edição do ano passado, estiveram presentes 104 empresas, correspondendo a um número de participantes nunca alcançado, entre os quais muitos com ligação dire