Empresas de turismo investem em qualificação para atrair turistas Elas integram o Projeto de Regionalização do Turismo na Costa do Descobrimento
Dilma Tavares
Divulgação
Empreendedores investem em melhorias para satisfazer clientes
Brasília – Em Porto Seguro, na Bahia, donos e empregados de pequenos negócios ligados ao turismo participam de capacitações para melhorar o atendimento e atrair mais turistas. Proprietários do Hotel Estalagem Porto Seguro e do Bar e Restaurante Maré, por exemplo, já se capacitaram e empregados desses pequenos negócios recebem treinamentos específicos em suas áreas de atuação e ainda reforçam o aprendizado com aulas de Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol.
Histórias como a da proprietária do Hotel Estalagem Porto Seguro, Renata Tardin, e do Bar e Restaurante Maré, Eduardo Oberlaender, estarão no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, da TV Globo, que vai ao ar às 7h30 de domingo (21) e que será reapresentado no mesmo dia pela Globo News, às 10h05. O programa também será transmitido pelo Canal Futura, às 23h30 de segunda-feira (23) e à 00h30 de sexta-feira (26).
Os dois pequenos empreendimentos integram o Projeto de Regionalização o Turismo na Costa do Descobrimento, realizado em parceria pelos governos federal, estadual e municipais, entidades empresariais e do Sistema S, como Senac e o Sebrae na Bahia. O objetivo é promover o turismo na região diversificando roteiros e atraindo também turistas mais exigentes, envolvendo cultura e gastronomia e especialmente capacitações para qualificação dos serviços.
“As capacitações mudam a visão do empresário sobre o negócio”, diz Renata Tardim. Segundo ela, esses conhecimentos a ajudaram a perceber a importância de capacitar também os empregados para que ela possa delegar, ganhando mais tempo para o planejamento estratégico do empreendimento. E também ganha na qualidade dos serviços oferecidos e, consequentemente, no número de hóspedes.
“Na medição que fizemos nos três primeiros meses de 2006, o índice de satisfação dos hóspedes foi de 90%”, afirma ressaltando outro fator positivo: o aumento da auto-estima dos empregados e do comprometimento deles com o empreendimento.”É outro ambiente e olha que só estamos no começo!”, empolga-se.
Os empregados do seu hotel participaram de capacitações específicas. Duas cozinheiras e um garçom ainda tiveram noções de Inglês e Espanhol. Agora, três camareiras e três recepcionistas participarão de um curso intensivo de Inglês e Espanhol, que está sendo oferecido numa parceria entre empresários e o sindicato do segmento na região. “Já é uma ação do próprio segmento, entendendo essa necessidade”, destaca.
Ela conta que também investiu na infra-estrutura do hotel, um casarão do século XIX tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural e instalado na rua onde viviam os antigos barões do café. A empresária incluiu tecnologias modernas nos apartamentos como a chamada iluminação inteligente (apaga quando a pessoa sai e trava a porta) e a cozinha obedece às normas de boas práticas e segurança alimentar. Mas manteve o charme do estilo colonial, inclusive as paredes com estrutura de barro, pedras retiradas de corais e revestidas com óleo de baleia. “A diferença é que hoje o turista está muito mais satisfeito”, resume.
Também em Porto Seguro, no distrito de Arraial d’Ajuda, o dono do Bar e Restaurante Maré, Eduardo Oberlaender, também aposta na capacitação. Conta que ele próprio fez grande número de cursos oferecidos pelo Sebrae, como o Empretec, que reforça as características empreendedoras da pessoa. Ele também colocou empregados para participarem de cursos. Atualmente, por exemplo, quatro deles estão se capacitando: dois garçons, um cozinheiro e um barman. No curso, eles também têm aulas de computação, Inglês e Espanhol e reforçam a Língua Portuguesa. Para possibilitar o aprendizado dos colaboradores, conta que dispensa um dia de trabalho. E no próximo ano vai colocar outro grupo. “Eles estão animados, perguntando quando vão começar”.
Ele também investiu na infra-estrutura do empreendimento, adequando, por exemplo, a cozinha às exigências de segurança alimentar. Entre os resultados, contabiliza aumento no número de turistas, incluindo do exterior como Portugal, França e Argentina. A sua grande expectativa, atualmente, é conseguir o selo de qualidade do negócio, a certificação Qualitur, do governo local.
Para isso, está concluindo curso de um ano oferecido por meio do projeto de regionalização do turismo, via programa ‘Boas Vindas’. A certificadora é a Bereaux Veritas Quality International, responsável pelo selo ISO 9000. “Minha meta é atingir crescimento de 10% a cada ano e tenho conseguido. Com o projeto e o selo, vou melhorar essa meta”, garante explicando que está atraindo outro diferencial em seu empreendimento: um curso para ensinar as pessoas a velejarem.
O projeto de Regionalização da Costa do Descobrimento foi lançado em 2005 e envolve os municípios de Porto Seguro (centro e regiões de Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva), Santa Cruz Cabrália (regiões de Santo Antônio e Santo André) e Belmonte (Mogi Quiçaba). O público-alvo são micro e pequenas empresas do segmento de hospedagem, alimentação, agências de viagem, locadoras de veículos e guias turísticos.
De acordo com o consultor do Sebrae na Bahia, Enivaldo Piloto Santos, já integram o projeto 130 empresas. A meta para 2007 é chegar a 150. Uma das ações desenvolvidas por meio do projeto é o Festival de Gastronomia. Começou no ano passado e o próximo acontecerá de 22 de julho a 7 de agosto, em 50 restaurantes dos três municípios.
Serviço: Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494