Para promover as exportações de pequenas e médias empresas, os grupos TA Logística e a Tradeworks Comércio Exterior anunciaram que serão parceiros em um projeto que visa facilitar a inserção de produtos brasileiros no comércio internacional. Segundo Fernando Müller, gerente comercial TA Logística, a união tornará possível o incremento do processo de exportação, desde a logística doméstica e internacional, até a documentação completa de despacho aduaneiro. “Estamos determinando os melhores parceiros internacionais. Temos o foco na atuação global, onde o cliente de qualquer empresa estabelecida no Brasil possa contar com esse mecanismo completo”, disse. Além disso, o representante acrescenta que estamos “num momento da economia em que as empresas estão começando exportar de forma mais freqüente, por isso, é preciso uma atenção mais completa ao exportador”, defende.
A princípio, as atividades da parceria serão direcionadas a produtos de alto valor agregado, como o segmento de eletrônicos, saúde e autopeças. “Com isso o cliente reduz o custo e consegue ter uma visibilidade maior do produto. Hoje, a logística está ganhando uma relevância grande nos negócios internacionais. É a última grande fronteira de redução de custos no produto, pois todas as outras já foram quebradas”, afirma Müller.
O diretor comercial e de operações da Tradeworks, Ignacio Fraga, disse que “a idéia é que desde a saída de uma peça ao exterior, armazenamento, despacho aduaneiro e entrega ao cliente final, o produto não cause preocupação ao exportador”, encerra.
ROBSON GISOLDI