EMPRESAS BRASILEIRAS PARTICIPAM DA EDIÇÃO 2007 DA BIOFACH, A MAIOR FEIRA DE PRODUTOS ORGÃNICOS DO MUNDO – quinta-feira, dia 15 fev 07

14 de fevereiro de 2007 | Sem comentários Agenda & Eventos Mais Café
Por: 12/02/2007 10:02:46 - MAXPRESS

Começa na próxima quinta-feira, dia 15, em Nurembergue, a edição 2007 da Biofach, maior Feira de produtos orgânicos do mundo. Participam da delegação brasileira, que segue hoje para a Alemanha, representantes de 25 empresas, 4 associações e 7 cooperativas de 13 estados, além de membros do Governo. Entre os produtos que estarão expostos no Pavilhão do Brasil há o tradicional café, a cachaça, o guaraná em pó e o açúcar, e outros bem atraentes ao paladar europeu, como polpa de açaí, suco de tangerina, melancia, cajuína, óleos amazônicos, doce de umbu e chá mate, entre outros.


Este é o quinto ano que a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) organiza a participação brasileira no evento, com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – São Paulo.


Ainda maior que no ano passado, a Biofach 2007 terá um espaço de exposição de 79.000 m2, que abrigará 2.200 expositores de 100 países. A expectativa é que o público visitante supere os 37.500, sendo cerca 35% de outros países. E para incrementar a participação brasileira e atrair a atenção para o Pavilhão Brasil, com 345,5 m2, alguns recursos de marketing serão usados. Um deles é o sorteio de passagem e hospedagem para um visitante da Feira – com direito a acompanhante – vir ao Brasil em outubro, quando acontece a Biofach América Latina, na capital paulista.


Além disso, como nos anos anteriores, o Pavilhão Brasil terá o Espaço Degustação, no qual os visitantes poderão saborear comidas e bebidas orgânicas, como sucos, caipirinhas e batidas. Ao final do primeiro dia, um happy hour com música brasileira será oferecido a convidados especiais – como formadores de opinião, autoridades e supermercadistas.


“As ações contínuas que estamos desenvolvendo nos últimos anos na Biofach têm o intuito de buscar um posicionamento diferenciado para os produtos brasileiros. Queremos aguçar a percepção do importador e, principalmente, a do comprador final sobre a qualidade do que produzimos e o cuidado cada vez maior com a questão ambiental. Consideramos cada detalhe no planejamento, visando fortalecer a imagem de cuidado com a saúde e o equilíbrio do meio ambiente”, explica Juarez leal, coordenador da Unidade de Eventos Internacionais da APEX-Brasil.


Dinah Worisch Mazzo, diretora do Departamento de Feiras da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, enfatiza que este ano “o público da Biofach terá contato com produtos de excelente qualidade e com grande variedade, elaborados por empresas brasileiras inovadoras, totalmente preparadas para atender às demandas do mercado de orgânicos”.


A Alemanha é o segundo maior mercado mundial de produtos orgânicos, com uma movimentação de 5 bilhões de Euros ao ano, atrás somente dos Estados Unidos. Para o Brasil, o mercado internacional, especialmente o europeu, é estratégico tanto pelo aspecto financeiro como também pelas tendências de consumo de sua população. De acordo com Ming Chao Liu, gerente do projeto Organics Brasil, criado pela APEX-Brasil e o Instituto Paraná Desenvolvimento para promover as exportações do setor, a preferência por orgânicos tem estreita relação com a segurança alimentar e ambiental, tópicos de grande importância atualmente. “Isso significa, por exemplo, utilizar embalagens biodegradáveis e aumentar a atenção quanto aos aspectos sociais, de informações disponibilizadas ao consumidor e produção ética e sustentável”, observa.


O grande potencial do país na produção de orgânicos viabiliza a participação de empresários e produtores em eventos internacionais como este. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualmente o Brasil possui uma área ocupada pela agropecuária orgânica de cerca de 800.000 hectares, nos quais trabalham 15.000 produtores. Entre os principais produtos orgânicos estão as frutas (goiaba, mamão, manga, maracujá, banana, uva, morango e cítricos), legumes e verduras (alface, couve, tomate, cenoura, agrião, berinjela), culturas (arroz, soja, milho, mandioca, café, cacau e cana-de-açúcar), produção animal (carne de bovinos e suínos, aves, leite, ovos, peixes e mel) e extrativismo (palmito, castanha do Brasil, castanha de caju, açaí e babaçu).


Também participam e apóiam a ida de empresas brasileiras à Biofach 2007 o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para mais informações, acesse www.brasilbiofach.com.br.


Serviço – Biofach 2007
Data: 15 a 18 de fevereiro (quinta-feira a domingo)
Local: Centro de Exposições Nurembergue
Produtos brasileiros: café, cachaça, chás, soja, geléias, sucos, açúcar, acerola, polpas, cacau, palmito, óleos naturais, essências, castanha de caju, frutas, verduras, vinhos, própolis, mel, doces, suplementos vitamínicos (babosa em pó), álcool de cereais, algodão.


Estados representados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Piauí, Paraíba, Ceará, Maranhão.
 

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