diferenciadas. (Foto: Marco Bertorello/AFP)
Com o consumo de café expresso em alta, empresários do Vale do Paraíba apostam em um cardápio com versões diferenciadas para atrair a clientela que aprecia a bebida. A novidade tem feito com que o consumo dos cafés especiais, também conhecidos como gourmet, cresça na região.
O empresário Rodrigo dos Santos investiu em uma cafeteria no centro de São José dos Campos, onde oferece as variedades do café gourmet – há opções com chocolate e chantilly. “O café é um negócio que cresceu muito nos últimos anos e essa tendência do café goumert me encantou. Desde a minha infância vivo com isso e com o passar do tempo fui me aperfeiçoando até investir no café”, revelou.
Para obter a qualidade do café gourmet é necessário cuidados diferentes, como seleção rigorosa em que os grãos devem ter o mesmo tamanho e caracteristicas. A bebida é feita por baristas, profissionais especializados no preparo do café.
Uma fábrica especializada pertence à família de Joaquim Araújo há 33 anos. A partir da década de 90, a empresa começou a trabalhar com venda, locação e lançaram alguns blends – mistura de grãos que possibilita criação de novos gostos e misturas de café – de expresso e diversificaram com o sachês. “Na verdade você tem comercialmente duas grandes espécies de café e eles ajudam a montar blends diferentes, para criar café diferentes”, revela o empresário.
Preço
Segundo empresários do ramo e produtores de café dos grãos gourmet, o produto moído para coar é o que mais vende. Meio quilo do café torrado moído custa entre R$ 6 e R$ 8 e rende, em média, 100 xícaras.
A mesma quantidade do produto em grãos custa cerca de R$ 20 reais e rende, em média, 70 xícaras. As cápsulas ou sachets são mais caras, rendem em média 16 xícaras e custam entre R$ 19 e R$ 25.
Consumo
O último relatório da Associação Brasileira dos Produtores de Café (ABIC), divulgado em 2013, aponta que a maior fatia de consumo do café se concentra nas classes C e D.
A maioria dos consumidores de café, 81% segundo a pesquisa, compram o produto em supermercados para abastecer o lar. Fora de casa, 64% consomem habitualmente a bebida nas padarias.