A Empresa Nação de Armazéns Gerais Ltda., uma das empresas do Grupo Enar coloca em funcionamento, hoje, em Londrina, uma nova linha de equipamentos para padronização e seleção de cafés beneficiados, que vai triplicar a sua atual capacidade de produção. Sozinho o equipamento faz a seleção de 120 sacas por hora, que aliado ao maquinário já existente, terá condições de selecionar até 200 sacas por hora.
O novo investimento é uma aposta do grupo na retomada da produção de café em todo o Paraná. ”O volume de trabalho exigiu este investimento, pois a demanda estava maior do que nossa capacidade para atender a solicitação de serviços”, explica Arno Baptistoti, um dos diretores da Enar. Segundo ele, com o plantio do café em sistema adensado, a cultura apresenta crescimento médio de 10% ao ano, não só na área de plantio, como também na produtividade. A expectativa é que para a safra que está se iniciando, é de uma produção entre 2,5 a 3 milhões de sacas em todo o Estado.
Outra vantagem é que a nova selecionadora é de fabricação nacional e deve aumentar em 20% a necessidade de mão de obra. Durante muitos anos, o principal foco do grupo foi o café. Hoje, a Enar trabalha com todo tipo de produtos agrícolas e industrializados