A Vava Coffee, uma empresa social do Quênia, uniu-se à Business Call to Action com o compromisso de estender a facilidade de crédito complementada por treinamento em gestão financeira e práticas agrícolas sustentáveis para 130.000 produtores de café no pa
A Vava Coffee, uma empresa social do Quênia, uniu-se à Business Call to Action com o compromisso de estender a facilidade de crédito complementada por treinamento em gestão financeira e práticas agrícolas sustentáveis para 130.000 produtores de café no país até 2018.
Fundada em 2009, a participação no mercado doméstico e internacional da Vava deverá aumentar de forma significativa nos próximos cinco anos, resultando em maior demanda por grãos de café da cadeia de fornecimento da companhia. Sem acesso a facilidade de crédito acessível e flexível, os pequenos fornecedores da companhia não serão capazes de aumentar sua produção para suprir a maior demanda. Para a facilidade de crédito, eles usarão um modelo de fundo rotativo para permitir compras de insumos orgânicos e serviços agrícolas. Isso garantirá sustentabilidade e aumento do rendimento de café de boa qualidade e permitirá que a companhia – e os produtores de café – cresçam.
“O benefício para a Vava será uma oferta consistente e confiável de café de alta qualidade e um grupo de produtores cujas vidas serão positivamente impactadas através de melhores salários, acesso a créditos e melhores padrões de vida”, disse o fundador da companhia, Vava Angwenyi. “Como uma empresa social, nosso objetivo é contribuir para as perspectivas futuras dos pequenos produtores de nossa cadeia de fornecimento e da indústria de café como um todo, garantindo sustentos para as pessoas e comunidade onde trabalhamos. Estamos satisfeitos em ter nosso negócio inclusivo reconhecido pelo Business Call to Action”.
Embora o café seja o terceiro produto de exportação mais valioso do Quênia, o país não tem uma cultura forte de café. Entretanto, o consumo de café está crescendo ano a ano, especialmente entre os quenianos que querem ser associados com as últimas tendências. A companhia está lançando seus produtos em lojas especiais, corporações, lojas livres de tarifas, supermercados, companhias aéreas, hotéis, lojas e empresas de comércio justo. Eles também estão lutando para estabelecer uma posição no mercado de exportação: a companhia atualmente tem envios a caminho para Holanda, Noruega e América do Norte.
Como a única companhia de café totalmente pertencente a quenianos no leste da África, a Vava posicionou seus blends em uma gama de preços mais altos. Desde 2009, a companhia alcançou reconhecimento global para seus cafés premium, que incluem torra média, média escura, escura e espresso italiano – bem como por seu impacto social.
Os planos futuros pedem parceria com instituições financeiras maiores para reduzir o risco de expandir a cadeia de valor da companhia além das fronteiras do Quênia. A companhia também está planejando oferecer seguro de saúde como parte das facilidades de créditos.
“O modelo inclusivo da Vava Coffee oferece às famílias de baixa renda a oportunidade de ganhar um sustento e sair da pobreza, que é a essência do negócio inclusivo”, disse o gerente de programas de ação da Business Call to Action, Sahba Sobhani.
As informações são do The Guardian / Tradução por Juliana Santin