Na contramão da crise. Empresa ganha mercado no Brasil com produtos inovadores O resultado foi um crescimento de 100,1%.
A Emak, um dos maiores fabricantes europeus de produtos agrícolas, dobrou seu faturamento nacional em 2015. O resultado foi um salto de 100,10% no faturamento de 2015 sobre o mesmo periodo de 2014. A Emak do Brasil registrou faturamento de R$ 18 mi 277 mil 232 em 2015, contra R$ 9 mi 143 mil 288 em 2014.
No Brasil, a empresa atua fortemente com as marcas OLEO MAC e COMET desde 2012, e nos ultimos dois anos concentrou investimentos em novos produtos.
Com estrutura enxuta e estoques controlados, Utrabo destaca: “O mercado brasileiro entendeu a nosso filosofia de trabalho. A nossa forma de trabalhar com seriedade tem nos trazido excelentes resultados com a rede de clients. Isto reflete na confiabilidade em relação aos nossos serviços e à qualidade e inovação das linhas de produtos”.
E lamenta: “não estamos conseguindo atender à demanda”. Isto porque a Emak do Brasil ampliou seus investimentos em 5,13%, focados na area comercial e em marketing, o que refletiu num aumento de unidades vendidas. “Estamos administrando o estoque e a entrega aos clientes para manter nosso custo competitivo. Para 2016 a previsão é dobrar os investimentos. Com estes novos valores injetados em nossas ações, principalmente no campo, devemos registrar um crescimento comercial superior a 15%”, acrescenta Utrabo.
Nos ultimos quatro anos a Emak avançou no lançamento de produtos com aplicação de novas tecnologias, além de modelos desenvolvidos com exclusividade para o mercado brasileiro.
Produto exclusivos para o Brasil
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo em consumo.
A concentração da produção está em 12 principais regiões brasileiras distribuídas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Rondônia e Paraná.
Os produtores nacionais estão em busca de equipamentos que permitam mais agilidade na colheita. “Este produto permite ao agricultor realizar uma colheita mais rápida e de forma fácil, com uma produtividade até três vezes superior à colheita tradicional”, explica Marcelo Utrabo.
A derriçadeira de café BC 24CF Oleo Mac foi idealizada para o agilizar a colheita no Brasil, mas passou por avaliações na Europa e recebeu o selo Qualità Italiana. Na prática, o novo produto economiza 20% do combustível. Trabalha 10 horas por dia com um consumo de apenas 3 litros, ou seja, 300 ml/hora. O corpo do filtro de ar (patente exclusiva Emak) possui um sistema de “diodo fluido” não permitindo que as partículas de combustível que retornam do carburador venham a encharcar o filtro, garantindo assim menos manutenção e maior tempo entre uma limpeza e outra.