Estudo revela as principais causas para o não preenchimento das vagas de trabalho das empresas
O programa Observatório do Trabalho, criado no início do ano pela Prefeitura da cidade de São Paulo, aponta alguns dados reveladores sobre a oferta de vagas e disponibilidade de mão-de-obra no mercado de trabalho. Talvez o mais significativo seja o fato de haver, em alguns casos, maior oferta que procura pelos postos de trabalho.
Em alguns casos, as vagas demoram muito mais a ser preenchidas, seja por falta de capacitação, escolaridade ou até mesmo pela distância entre a residência do trabalhador e o local de trabalho.
Baseadas nesse tipo de informação algumas empresas desenvolvem seu próprio treinamento para as vagas em aberto no quadro de colaboraores. Desta forma, conseguem um número maior de candidatos para seus processos de seleção, além de aprimorar o trabalho nas determinadas funções. Além disso, oferecem benefícios e promoções, que servem de estímulo tanto a quem pretende ingressar ou retornar ao mercado de trabalho quanto a quem já está inserido e pretende aprimorar-se e crescer profissionalmente.
É o caso da rede de franquias Fran”s café que, segundo a gerente de treinamento e recursos humanos, Ana Gabriela Ribeiro, fornece treinamento a seus colaboradores, em todas as lojas do país, e com isso aumenta as chances de um rápido preenchimento de seus postos de trabalho.
“Em processo inaugural, abrimos em média 30 novas vagas, mas trabalhamos com uma margem de desistências, durante o processo de seleção, de quatro a seis candidatos”, afirma Ana. A gerente conta que, para concluir essas 30 novas vagas, são necessários cerca de 200 cadastros. E o tempo para preenchimento destes postos é considerado curto, em relação a outras empresas. “Geralmente levamos cerca de dez dias para preencher uma vaga”, completa Gabriela.
A rede oferece, além do salário, vale transporte e cesta básica. Existe também o Projeto Oportunidade Interna, criado pelo departamento de recursos humanos do Fran”s café para que os colaboradores possam dar continuidade ao seu trabalho e projetar um crescimento na empresa, seja na própria loja onde trabalha ou na Central da rede. “Além deste primeiro treinamento, que realizamos durante o processo inaugural das vagas, fazemos também a reciclagem de nossos colaboradores para processos contínuos em outras vagas dentro da rede”, conta Ana.
A empresa exige do candidato apenas o segundo grau completo, sem necessidade de experiência anterior, uma vez que fornece treinamento, “mas destacamos algumas qualidades em nossos colaboradores, como comprometimento, agilidade, boa verbalização, postura, asseio pessoal e simpatia, uma vez que são características essenciais para executar um bom atendimento ao nosso público”, ressalta Ana Gabriela.
O processo seletivo consta de capitação de currículos através de um banco de dados obtido pelo site da rede Fran”s café, com anúncios e parcerias com algumas organizações não governamentais (Ongs) e escolas de capacitação profissional.
Na rede Fran”s café existem casos em que os colaboradores trabalham na mesma loja há mais de três anos. A cafeteria do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, tem em seu quadro funcionários que estão lá desde a inauguração, há cinco anos e já foram reciclados e promovidos mais de uma vez.
O quadro da rede Fran”s café oferece hoje 30 vagas em São Paulo, nas regiões da Zona Sul, Zona Norte e Zona Leste da cidade, 30 vagas em Balneário de Camburiu – Santa Catarina, 30 vagas em Vitória – Espírito Santo, 30 vagas em Lauro de Freitas – Bahia, e outras 05 vagas em Curitiba.
Quem quiser se candidatar deve preencher o currículo no site da rede (www.francafe.com.br, em carreira) ou enviar o currículo para o e-mail: recrutamento@franscafe.com.br.