Embrapa terá novo centro tecnológico

Por: 01/02/2007 05:02:42 - A Gazeta - MT

Da Assessoria


As obras de construção do Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL), área de 194 hectares localizada na Rodovia BR 060, no Gama (DF), a 50 km da Esplanada dos Ministérios, devem ser entregues no próximo dia 15 de março. A previsão é do engenheiro Edson Domeni, responsável pela condução da reforma dos prédios da antiga Fazenda Tamanduá, local que servia de base para o Sistema de Produção de Leite da Embrapa, e pela construção dos novos prédios que completam a estrutura do novo centro tecnológico da Embrapa Cerrados (Planaltina – DF).


O centro terá dez prédios, entre laboratórios, salas de administração, residências para empregados e estagiários, refeitório, fábrica de ração, estábulos e currais. Os prédios da administração, laboratório e ordenha estão em fase de acabamento. As residências já estão sendo pintadas e a construção do refeitório deve ser concluída em uma semana. O estábulo, que já existia no local, foi reformado. “A reforma da parte hidráulica e troca das telhas do estábulo já foi feita”, comenta Domeni.


O engenheiro espera concluir até a próxima semana a cobertura do refeitório. A criação do CTZL, orçada em R$ 11,6 milhões, tem recebido apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Ciência e Tecnologia, Emater-DF, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Associações de Criadores de Raças Zebuínas Leiteiras (Gir, Guzerá, Indubrasil e Sindi).


Experimento – a Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, promoveu esta semana um Dia de Campo Interno voltado para os estagiários de nível superior que auxiliam nos trabalhos de pesquisa. A Unidade conta com 146 estudantes, entre estagiários e bolsistas, colaborando com as diversas atividades de pesquisa. Os estudantes visitaram as estações experimentais e participaram de discussões sobre a cultura da soja, fruticultura e dendê no Cerrado. Além disso também assistiram palestas sobre café irrigado, pastagens e sobre o rebanho Brasil Genética Nelore (BRGN). Os estagiários também tiveram a oportunidade de conhecer como é feita a produção de mudas de espécies nativas no viveiro da Embrapa Cerrados, localizado na sede do centro de pesquisa, na Rodovia BR 020, Km 18, entre Sobradinho (DF) e Planaltina (DF). O viveiro, aberto ao público em geral, comercializa mudas de diversas árvores frutíferas e também plantas ornamentais.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.