AGRONEGÓCIOS
03/12/2010
De São Paulo
Pesquisadores da unidade de recursos genéticos e biotecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram na planta do café um gene que confere alta tolerância à seca. As pesquisas, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, comprovaram que o gene, presente no café, quando transferidos para outras plantas passam para elas a característica de tolerância ao estresse hídrico.
Os pesquisadores transferiram o gene do café para plantas modelo em laboratório. Pelos testes, as plantas que receberam o gene e suas descendentes permaneceram saudáveis após 40 dias sem água, ficando mais tolerantes que aquelas que não receberam o gene.
A descoberta já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e poderá gerar royalties às entidades. O próximo passo da pesquisa é testar o desempenho do gene em plantas de interesse comercial, como a soja, cana-de-açúcar e o algodão.
A identificação do gene foi possível devido ao trabalho de mapeamento do genoma do café, feito pela Embrapa em 2004. A pesquisa resultou em mais de 200 mil sequências genéticas, sendo que 30 mil genes já foram identificados.