Tecnologias de baixo custo de produção estão acessíveis para cafeicultores de produção
O cuidado dispensado durante toda a fase de pós-colheita do café é um dos grandes diferenciais para a obtenção de um produto de qualidade. E, nesse processo, a forma de lavagem dos grãos e de uso e reúso da água vai influenciar também na sustentabilidade da produção e do meio ambiente. Sobre o tema, a Embrapa Café lança a Circular Técnica 4 “Lavadores e Sistema de Reúso da Água no Preparo do Café”. Os autores da publicação pertencem às seguintes instituições: Universidade Federal de Viçosa – UFV – Juarez Souza e Silva; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES – Aldemar Polonini Moreli; Embrapa Café – Sammy Fernandes Soares e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig – Sérgio Maurício Lopes Donzeles.
A publicação mostra diferentes tecnologias para a lavagem (máquinas cada vez mais eficientes no uso da água para compor as novas unidades de processamento) e separação dos diversos tipos de fruto cafés (cereja, bóias, verdoengos e verdes), bem como o reúso da água pelo Sistema de Limpeza de Água Residuária – SLAR na produção de café cereja descascado.
Lavagem do café
Para lembrar da importância da etapa de lavagem para a produção de café de qualidade superior, o pesquisador Juarez Souza e Silva diz que, mesmo retirando-se todas as impurezas (paus, pedras, folhas etc) durante a abanação, o lavador cumpre a tarefa de retirar o material fino aderido à superfície dos frutos e ainda separa os frutos maduros dos bóias e outros materiais estranhos. “É com a adoção do lavador ou separador hidráulico que, em função da densidade, cafés que flutuam na água (secos, brocados, malformados e imaturos), comumente chamados “bóias”, são separados dos frutos pesados (cerejas e verdoengos).
Além da separação dos bóias, os frutos maduros (cerejas) podem, ainda, ser separados dos frutos parcialmente maduros (verde cana) no descascador de cerejas. Finalmente, depois de submetidos a uma secagem adequada para cada tipo, segundo classificação acima, devem ser armazenados separadamente”.