Embrapa desenvolve melhoramento de café em Rondônia

Rondônia

16 de agosto de 2010


Fonte: TV Rondônia



 










Foto:Assessoria /Embrapa-RO


PORTO VELHO – Os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam trabalho de melhoramento de café, em Rondônia. A meta é aproveitar as características desejáveis de cada espécie para obter grãos de mais qualidade. Além de ampliar a produtividade e a resistência a doenças.


De acordo com o pesquisador, André Rostand Ramalho, o cruzamento das plantas é feito com o pólen cautelosamente colocados nas flores. No total, foram usadas 25 variedades de café Conilon.  As espécies foram clonadas e plantadas em lavouras experimentais.


A expectativa é que o plantio das mudas resultantes desse processo aconteça em dezembro de 2011. O próximo passo é avaliar características como crescimento, resistência a pragas e qualidade dos grãos. Segundo os pesquisadores, a coleta dos materias começou em 1998. Eles acreditam que deve levar cerca de oito a 10 anos para o surgimento da nova cultivar.


Para os pesquisadores, o trabalho é recompensável, Rondônia é o segundo maior produtor nacional de café Conilon.. Cultivares com melhoramento genético trabalhados pela Embrapa Rondônia no Campo Experimental de Ouro Preto do Oeste produziram cerca de 100 sacas de café beneficiado por hectare no terceiro ano de colheita. A média é de a 20 sacas de café por hectare, no estado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.