Embrapa cria farinha a partir de pó de café e de arroz

23 de maio de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 23/05/2007 17:05:22 - Sonoticias - Agronoticias

Autor: Agência Estado


A Embrapa Agroindústria de Alimentos, do Rio de Janeiro (RJ), desenvolveu uma farinha obtida a partir de pó de café e de farinha de arroz. O produto, que é pré-cozido, pode ser incorporado em misturas para bolos, biscoitos, pudins e sorvetes e sua utilização agrega valor tanto ao pó de café como ao arroz.


“É uma opção a mais para o uso de pó de café e, no caso do arroz, é uma maneira de aproveitar um produto que seria jogado fora”, diz o pesquisador José Luis Ramírez Ascheri, da Embrapa. Ele explica que a farinha de arroz utiliza grãos quebrados (quirera), sem valor de mercado. “O arroz quebrado é um subproduto, vendido a preços baixíssimos.”


A farinha é composta por 30% de café e 70% de arroz. “Usa-se o cozimento por extrusão termoplástica, uma tecnologia limpa, que não produz resíduos; serve para agregar valor a alimentos que seriam descartados e que consome pouca energia e não demanda grandes espaços”, diz. Outro atrativo da farinha mista é o alto teor de fibras, que varia de 3,5% a 4%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.