Embrapa Café recebe homenagem por trabalhos desenvolvidos

18 de março de 2011 | Sem comentários Especiais Mais Café

Dia 18 de março, a chefe-geral da Embrapa Café, Mirian Eira, vai receber uma homenagem especial à Unidade pela colaboração no incentivo e desenvolvimento da cafeicultura durante a realização do Seminário “Criando Valor a partir do Conhecimento e da Sustentabilidade”. O diretor Kepler Euclides Filho irá participar como representante do presidente da Embrapa, Pedro Arraes.
 
“O reconhecimento do trabalho de pesquisa e coordenação do Programa Pesquisa Café realizado pela Embrapa Café demonstra que a Unidade tem consolidadas sua missão e imagem social. Recebo essa homenagem em nome de todos os empregados que juntos fazem dessa instituição um alvo merecedor de tal homenagem”, diz Mirian.
 
Em 2011, o evento – realizado anualmente pela Universidade do Café Brasil na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP para marcar o início das atividades do ano – também comemora os 20 anos de contribuição da IIIycafé ao estímulo da cafeicultura brasileira por meio do 20º Prêmio Ernesto IIIy de Qualidade do Café para Espresso. Esta edição do prêmio vai homenagear os melhores cafeicultores brasileiros que se destacaram na produção de cafés finos. É marca dos eventos a aproximação de pesquisadores e setor produtivo.
 
Na ocasião, serão reunidos palestrantes importantes como o professor José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo, professor Carlos Clemente Cerri, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo, e professor Decio Zylbersztajn, da Universidade do Café Brasil, PENSA e FEA/USP, além de autoridades, para discutir e apresentar as novidades ligadas à sustentabilidade da produção do café brasileiro. Entre os temas a serem abordados estão política de sustentabilidade, emissões de gases na cafeicultura e qualidade no agronegócio café no Brasil.
 
Mais sobre a universidade e o prêmio – A Universidade do Café Brasil é a primeira universidade corporativa voltada à profissionalização dos cafeicultores. Coordenada pelo Centro de Conhecimento em Agronegócios – o Pensa -, a Universidade do Café foi criada em parceria com a Fundação Instituto de Administração – FIA e a USP para disseminar técnicas de aprimoramento e desenvolvimento sustentável nas fazendas produtoras. Desde 2000, mais de 7.000 cafeicultores freqüentaram seus cursos, seminários e pós-graduação.
 
Em duas décadas, o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, reconhecido como o principal da cafeicultura nacional, já premiou mais de 1.000 cafeicultores e distribuiu mais de R$ 4 milhões, consolidando-se como o maior incentivo à qualidade e à sustentabilidade na produção do melhor café. A partir dessa iniciativa, surgiram outros concursos de qualidade, regionais e nacionais, responsáveis por valorizar o café de qualidade e que contribuíram para transformar a imagem do café brasileiro no cenário internacional.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.