Embrapa Café, lança chamada induzida para contratação de projetos de Bancos Ativos de Germoplasma de Café

A Embrapa Café, coordenadora do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (Consórcio Pesquisa Café), lança a presente “CHAMADA INDUZIDA – Segurança dos Bancos Ativos de Germoplasma de Café do Brasil”, para as INSTITUIÇÕES HABILITADAS, descritas no item 1 desta CHAMADA INDUZIDA, que são detentoras de Bancos Ativos de Germoplasma (BAG’s), no âmbito do Consórcio, para apresentarem propostas de projetos em consonância com as diretrizes e objetivos do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café – PNP&D/Café.

Os projetos de BAG’s selecionados serão financiados com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), e as instituições interessadas deverão submeter suas propostas com base no “Desafio para Inovação: Conservar e ampliar os bancos ativos de germoplasma de Coffea sp. do Brasil”, descrito no item 2.1.1 desta CHAMADA. As INSTITUIÇÕES HABILITADAS pelo Consórcio deverão encaminhar as propostas de projetos de BAG’s, exclusivamente via Internet, as quais terão que ser registradas na plataforma ConCafé (https://sistemas.sede.embrapa.br/concafe), até 31 de julho de 2024.

As INSTITUIÇÕES HABILITADAS, detentoras de Banco Ativo de Germoplasma – BAG, e reconhecidos pelo Consórcio Pesquisa Café, encontram-se listadas no item 1, desta CHAMADA, a saber:

a) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa;

b) Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig;

c) Instituto Agronômico – IAC;

d) Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IAPAR/EMATER) – IDR-Paraná;

e) Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper;

f) Universidade Federal de Lavras – UFLA;

g) Universidade Federal de Viçosa – UFV; e

h) Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira – Fundação PROCAFÉ.

O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Café, Omar Rocha, explica que os projetos que serão contratados, no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, por meio desta CHAMADA de BAG’s contribuirão significativamente para ampliar a base genética dos programas de melhoramento desenvolvidos pela pesquisa da cafeicultura no Consórcio. “Essa era uma demanda importante das instituições que detêm os BAG’s selecionados. Além disso, esses BAG’s, obviamente, contribuirão muito para que nosso País continue mantendo seu protagonismo de maior produtor e exportador de café do mundo”, completou.

Informações sobre o cronograma, critérios de elegibilidade, como submeter a proposta e seu julgamento, estão detalhadas na CHAMADA INDUZIDA, a qual também contém informações sobre contratação, implementação, execução, monitoramento e avaliação das propostas que vierem a ser aprovadas. Acesse aqui a CHAMADA INDUZIDA.

Leia esta ANÁLISE/DIVULGAÇÃO na íntegra na página da EMBRAPA CAFÉ e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café

Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes. Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.