22/10/2007 06:10:59 – A Gazeta – MT
Da Assessoria
Rondônia
A Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, marcou presença na Feira de Agricultura Familiar de Rondônia, aberta no dia 18 e que terminou ontem em Ji-Paraná, mostrando tecnologias desenvolvidas especialmente para este público, como novas cultivares mais resistentes e adaptadas ao cultivo em pequenas propriedades.
O destaque do estande da Embrapa foram o clones de café Conilon de alta produtividade, tolerante à ferrugem, com grãos de boa qualidade industrial e principalmente de ciclo de maturação precoce, intermediário e tardio, bem como a variedade de feijão-caupi Novaera, recomendada para agricultura familiar, lançada pela empresa em setembro.
Também foram expostas cultivares de grãos, variedades de banana resistente à praga da sigatoka negra e duas variedades de mandioca recomendadas para a agricultura familiar por sua alta produtividade e baixa exigência no cultivo. Os visitantes, além de apreciar as tecnologias, puderam degustar o delicioso café expresso da Embrapa.
O evento é uma iniciativa de um conjunto de organizações representativas dos movimentos sociais, trabalhadores rurais, indígenas, seringueiros, pescadores artesanais e ambientalistas, em parceria com instituições governamentais de fomento e pesquisa.
A Embrapa desenvolve uma série de trabalhos destinados a atender as demandas dos pequenos produtores agrícolas, visando tornar as propriedades mais produtivas e eficientes, melhorando a renda e a qualidade de vida das famílias que vivem da terra.