Como forma de reconhecimento da sociedade do Amapá pelos trabalhos desenvolvidos, a Embrapa Amapá (Macapá-AP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), recebeu o Prêmio Top Of Mind Brazil 2005/2006 na categoria “Pesquisa e Desenvolvimento das Ciências Físicas e Naturais”. Este prêmio é concedido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública (Inbrap) a empresas e instituições que se destacam no mercado brasileiro, cuja excelência na qualidade de seus produtos ou serviços contribuem efetivamente para o desenvolvimento sócio-econômico do pais, valorizando sobretudo a pessoa humana e os princípios éticos e de qualidade que devem reger a sociedade brasileira.
A pesquisa foi realizada no período de 2004 e 2005, com pessoas físicas e jurídicas, residentes no município de Macapá, através de telefones fixos. O quesito que obteve maior pontuação foi “reconhecimento da marca ou empresa”, com 98%. O instituto realizou uma pesquisa quantitativa de tele-marketing, abrangendo 4.670 pessoas físicas e jurídicas. A pesquisa foi baseada na escolha de fatores considerados relevantes para uma análise de desempenho institucional aderentes aos princípios universais de administração. Foram ouvidas pessoas com idade superior a 16 anos, sendo 52% do sexo masculino e 48% do sexo feminino.
A Embrapa Amapá considera que o reconhecimento contribui para a continuidade de realização de um trabalho digno, honrando a missão de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira. Para o chefe geral da Embrapa Amapá, Newton de Lucena Costa, além do reconhecimento do público externo sobre a importância das ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica realizadas pela Unidade, o prêmio também afere o alto grau de profissionalismo, dedicação e comprometimento de todos os empregados que integram seu quadro de pessoal, reafirmando o compromisso com o aperfeiçoamento institucional e a busca permanente de satisfação das expectativas e demandas tecnológicas do setor primário estadual.
A Embrapa Amapá obteve a seguinte pontuação:
Lembrança da Marca ou Empresa: 81%
Reconhecimento da Marca ou Empresa: 98%
Atendimento: 75%
Estrutura: 71%
Qualidade: 91%
Top Of Mind: 83,2%
SOBRE O INBRAP
O Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública é uma instituição voltada para a pesquisa mercadológica que utiliza as mais modernas técnicas quantitativas e qualitativas em operacionalidade no mundo, o que permitiu seu reconhecimento internacional, sendo hoje uma das empresas de pesquisas de maior confiabilidade na América Latina e Caribe, prestando seus serviços não somente a governos, igrejas, como também a uma extensa carteira de clientes do setor privado.
Tendo em seu corpo de colaboradores mestres e doutores em Estatística, Ciências Sociais, Economia, Geografia, Marketing, Gestão Pública e Administração, o Inbrap realizou no Brasil a mais completa pesquisa sobre o perfil das empresas que prometem manter-se em franco crescimento pelos próximos anos, o que tem chamado a atenção das principais universidades brasileiras e viabilizando o planejamento para milhares de empresas brasileiras e ações governamentais no fomento de novas tecnologias e modelos de gestão. Os pareceres emitidos pelo Inbrap, com base em pesquisas utilizando os mais modernos métodos de análise de dados, têm permitido a governos e instituições do sistema financeiro público e privado a realização de operações de concessão de crédito, análise de viabilidade de projetos de expansão industrial, comercial, de serviços e do “terceiro setor” com maior segurança e probabilidade de acerto, alcançando índices singulares dentro de um mercado que não pode mais guiar-se pela futurologia, mas por dados técnicos capazes de detectar as tendências locais, regionais, nacionais e do mundo globalizado.
O Prêmio Top Of Mind Brazil é o resultado de uma proposta erguida sobre sólidas bases de análise mercadológica em consonância com os mais modernos modelos de gestão utilizados pelas mais importantes premiações internacionais. O Inbrap realiza pesquisa de mercado apurando dados e informações a respeito das empresas, instituições e profissionais, no que tange à gestão da qualidade, e que por sua postura estão ativos na memória imediata de seus clientes.
COMO É FEITA A PESQUISA?
A pesquisa é realizada pelo call center do Inbrap, através do seu setor de telepesquisas, por meio do chamado “telemarketing ativo”, o que permite que, inexistindo contato físico entre o entrevistador e o entrevistado, os dados coletados venham totalmente desprovidos de parcialidade, o que permite uma melhor análise da real situação das empresas pesquisadas diante do seu púbico alvo: os consumidores. As empresas indicadas passam por diversas análises onde são referenciados os diversos itens. De posse dessas variáveis, o Inbrap sintetizá-os, para a partir daí emitir o selo Top Of Mind Brazil que poderá ser usado pelo período de um ano por todas as empresas que aderirem ao prêmio Top Of Mind Brazil em todas as suas campanhas publicitárias e em suas vinculações em todas as mídias; e o Certificado Top Of Mind Brazil.
O prêmio Top of Mind Brazil busca reconhecer, distinguir e premiar o trabalho daqueles que se preocupam constantemente com a qualidade de vida e bem estar dos seus clientes, recebendo com isso o reconhecimento do mercado, e com grande mérito conduziram seus negócios de forma digna, cultivando um trabalho respeitado, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico do seu Município, do Estado e País. Para outorgar o Prêmio Top of Mind Brazil de forma justa, o Inbrap adota procedimentos de análises estatísticas e mercadológicas mediante aplicação de questionários por meio do seu telemarketing ativo, consultando formadores de opinião, clientes, entidades classistas e de mercado, que fornecem os subsídios para que sua equipe de técnicos e pesquisadores especializados em qualidade total possa emitir o Selo e o Certificado Top of Mind Brazil.
Texto: Joana D´Arc
Área de Comunicação e Negócios (ACN)
Embrapa Amapá (Macapá-AP)
Tel.: (96) 241-1551
E-mail: sac@cpafap.embrapa.br