EMBARQUES BRASILEIROS DE CAFÉ PODERÃO ULTRAPASSAR 31 MILHÕES DE SACAS

12 de dezembro de 2013 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

11/12 16:56

O diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), Guilherme Braga, disse que o país poderá exportar mais de 31 milhões de sacas de café este ano.
A estimativa inicial era entre 30 milhões e 31 milhões de sacas, ante as 28,3 milhões de sacas embarcadas em 2012. No ano passado, houve problemas com a qualidade dos grãos e atraso na entrada do produto no mercado, além de menor demanda por parte de alguns mercados importadores.

Braga também afirmou que no próximo ano o Brasil poderá voltar a exportar cerca de 33 milhões de sacas de café, volume tradicional nos últimos anos antes do problema ocorrido no ano passado, que registrou queda significativa dos embarques.

As exportações registradas em novembro pela entidade poderão também ser maiores que o número divulgado ontem, de 2,552 milhões de sacas em novembro, queda de 10,3% sobre o mesmo mês de 2012, diante de uma mudança no sistema de concessão de licenças aduaneiras pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Conforme Braga, a concessão das licenças aduaneiras passou a ser informatizada, ficando a cópia do certificado de origem ? fonte primária para os dados compilados pelo CeCafé ? fornecido pela Receita Federal após 10 a 12 dias depois do embarque. Assim, as vendas externas do grão no mês passado podem somar 2,7 milhões a 2,8 milhões de sacas, ante as 2,552 milhões de sacas divulgadas ontem, estima Braga.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.