Em João Neiva, no Norte do Estado, começou a colheita do café. A expectativa é que sejam recolhidas cerca de 146 mil sacas do produto, 12% a mais do que no ano passado, segundo previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper).
E se espera que pelo menos 140 mil sacas da safra devem ser da espécie conilon, com uma produção, em média, de 35 sacas por hectare, bem acima da média estadual de 25.
As outras seis mil previstas são da espécie arábica com produção por hectare de 20 sacas. Em todo o Estado deverão ser colhidas 8 milhões de sacas de café conilon e 2,5 milhões do café arábica. Lembrando que apenas o município de Vitória não conta com produção de café.
“É um momento único já que o produto é a principal alavanca de nossa economia, gerando emprego, renda , riqueza e bem estar junto a classe produtora . O aumento da produção deve-se aos fatores climáticos corretos e o aumento da área plantada irrigada “, observou o prefeito Luiz Carlos Peruchi.
João Neiva conta com 700 propriedades rurais, sendo que 450 delas cultivam o café e a região de Barra do Triunfo é a localidade de maior produção local. Os maiores produtores são José Geraldo Barcelos (Serrote), Luiz Mazolini e Edson Favarato, segundo o Incaper .
Segundo ainda o Incaper, pelo menos 300 trabalhadores rurais dos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo chegam a cidade para ajudar na colheita .