Luiz de Carvalho
carvalho@odiariomaringa.com.br
As empresas vão investir cerca de R$ 10 milhões para adaptar as instalações
Obsoleto desde a extinção do Instituto Brasileiro do café (IBC), há mais de 20 anos, o armazém de vinte mil metros quadrados que estocava café em Jandaia do Sul (a 46 quilômetros de Maringá), para embarque por linha férrea para os portos de Santos e Paranaguá, será transformado em um terminal logístico de açúcar e álcool destinados à exportação.
O aproveitamento do armazém se tornou possível graças ao entendimento entre o Ministério do Planejamento, por meio da Gerência Regional da União, Prefeitura de Jandaia do Sul, a Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí (Cooperval) e a Usina Vale do Ivaí, com sede em São Pedro do Ivaí.
As instalações serão cedidas à Cooperativa e à Usina em regime de comodato.
Segundo o vice-presidente da Cooperval, Fernando Nardini, faz quatro anos que foram iniciadas as negociações buscando a cessão do armazém, e a idéia acabou gerando a criação da estação de transbordo da CPA, entre Marialva e Sarandi.
Segundo ele, o armazém e a localização à margem da linha férrea oferecem condições propícias para a criação do terminal logístico, mas serão necessários investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões na adaptação da estrutura.
Após as mudanças, o armazém terá condições de estocar cerca de 50 mil toneladas de açúcar. A princípio, somente a Cooperval e a usina de São Pedro do Ivaí usarão as instalações, mas o objetivo é estender o atendimento a outras empresas do setor, principalmente depois que forem criadas condições para estocar álcool.
“O setor sucroalcooleiro está em fase de crescimento por causa da boa recepção que o açúcar e o álcool brasileiros têm no exterior e, no Paraná, as empresas do ramo poderão produzir bem mais se contarem com uma estrutura logística confiável”, revelou Nardini.