fonte: Cepea

Em Goiânia (GO), ABIC promoverá o Encontro Regional – Unidos pela Qualidade do Café e participará do 4º Café Fest Cerrado

Consumo médio de café em Goiás é de aproximadamente 753.180 sacas por ano

A ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café, realizará de forma inédita nos dias 18 e 19 de abril o Encontro Regional – Unidos pela Qualidade do Café. O evento, organizado em parceria com o Sincafé, Sindicato das Indústrias de Café do Estado de Goiás, vai reunir torrefadores, agentes da cadeia produtiva e demais interessados nesse universo. O Encontro será na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, FIEG. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas.

Novas exigências para comercialização, nova rotulagem e inteligência artificial serão alguns dos temas do Encontro.

Durante a ação, a ABIC apresentará as novas exigências para a comercialização do café torrado, a nova rotulagem, informações sobre o mercado e estratégias da instituição para o desenvolvimento dos negócios, além de conteúdos atuais como o uso da inteligência artificial para as empresas do setor, ouvir demandas locais e discutir as formas de ação e de colaboração para a sustentabilidade das empresas do segmento.

Programação completa:

18/04 – Quinta-feira

9h às 09h30 – Abertura com a presença do Presidente da FIEG – Sandro Mabel, Presidente da ABIC – Pavel Cardoso, Presidente do Sincafé – GO – Jaques Jamil, Presidente da AGOS – Sirlei Antonio do Couto e o Presidente da Câmara Setorial das Indústrias de Alimentos e Bebidas– Marcelo Costa Martins.

Das 10h20 às 11h10  – Painel ABIC e MAPA

“Exigências para a comercialização do café torrado – Sua empresa está preparada? O que muda na rotulagem e fiscalização?”, com Aline Marotti, Coordenadora de Qualidade e Certificações ABIC, e Ana Claudia Marques Cintra, Auditora Fiscal Federal Agropecuária.

Das 11h30 às 12h – SENAI

“Impacto do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas no estado de Goiás, com Nathalia Garcia – Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas”.

Das 13h30 às 14h – SINCAFÉ (GO)

“Convenção Coletiva”, com Lorena Blanci. Dra, Presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho (CTRT) da FIEG.

Das 14h às 15h – ABIC

“O mercado de café e estratégias da ABIC para o desenvolvimento dos negócios”, com Celírio Inácio – Diretor executivo da ABIC.

Das 15h às 15h30 – SENAI

“Aromas de Tecnologia: Aplicação da Inteligência Artificial no Mercado do Café”, Christianne Pimenta – Certificada IA For Leaders StarSe University. Quality Management Auditor/Lead Auditor pelo IRCA. Auditora Líder ABNT PR 2030 pela GCR.

Das 15h30 às 16h –  Debates e discussões.

19/04 – Sexta-feira

Das 9h às 16h – Curso ABIC

Curso para calibração do Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados, com Camila Arcanjo Consultora de Qualidade ABIC.

Vagas gratuitas e limitadas

Encontro Regional: WORKSHOP – Unidos pela Qualidade do Café em Goiânia – Sympla

Curso Calibração:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9FmFU5ED2ZowgVk6ajSHPNdQPJ9JPjttVZs4I0kSg-GuvqQ/viewform

ABIC marca presença no 4° Café Fest Cerrado

Já nos dias 19, 20 e 21 de abril, a ABIC participará da 4ª edição do Café Fest Cerrado, um dos maiores festivais de cafés especiais do Centro-Oeste. 

Aline Marotti, Coordenadora de Qualidade da ABIC, ministrará no palco principal, no dia 19/04, às 17h, a palestra A Certificação Agregando Valor ao Café, cujo objetivo é apresentar as diferenças entre os estilos de cafés e, também, as principais características de qualidade do produto.

Dados do café no Estado: consumo médio de aproximadamente 753.180 sacas por ano

A ABIC possui 60 indústrias associadas em Goiás, um dos estados mais relevantes do Centro-Oeste quando o assunto é café. A região possui um consumo médio de 

aproximadamente 753.180 sacas (60 quilos) por ano. A produção industrial é de aproximadamente 57.998 sacas por mês, o equivalente a 695.976 sacas por ano. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produção agrícola de café em Goiás no ano de 2023 foi de 201.800 sacas de arábica. Para 2024, a expectativa é a de que 255.700 sacas sejam produzidas.

Assessoria de Imprensa da ABIC | Usina da Comunicação

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.