Em Goiânia (GO), ABIC promoverá o Encontro Regional – Unidos pela Qualidade do Café e participará do 4º Café Fest Cerrado

Consumo médio de café em Goiás é de aproximadamente 753.180 sacas por ano

A ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café, realizará de forma inédita nos dias 18 e 19 de abril o Encontro Regional – Unidos pela Qualidade do Café. O evento, organizado em parceria com o Sincafé, Sindicato das Indústrias de Café do Estado de Goiás, vai reunir torrefadores, agentes da cadeia produtiva e demais interessados nesse universo. O Encontro será na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, FIEG. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas.

Novas exigências para comercialização, nova rotulagem e inteligência artificial serão alguns dos temas do Encontro.

Durante a ação, a ABIC apresentará as novas exigências para a comercialização do café torrado, a nova rotulagem, informações sobre o mercado e estratégias da instituição para o desenvolvimento dos negócios, além de conteúdos atuais como o uso da inteligência artificial para as empresas do setor, ouvir demandas locais e discutir as formas de ação e de colaboração para a sustentabilidade das empresas do segmento.

Programação completa:

18/04 – Quinta-feira

9h às 09h30 – Abertura com a presença do Presidente da FIEG – Sandro Mabel, Presidente da ABIC – Pavel Cardoso, Presidente do Sincafé – GO – Jaques Jamil, Presidente da AGOS – Sirlei Antonio do Couto e o Presidente da Câmara Setorial das Indústrias de Alimentos e Bebidas– Marcelo Costa Martins.

Das 10h20 às 11h10  – Painel ABIC e MAPA

“Exigências para a comercialização do café torrado – Sua empresa está preparada? O que muda na rotulagem e fiscalização?”, com Aline Marotti, Coordenadora de Qualidade e Certificações ABIC, e Ana Claudia Marques Cintra, Auditora Fiscal Federal Agropecuária.

Das 11h30 às 12h – SENAI

“Impacto do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas no estado de Goiás, com Nathalia Garcia – Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas”.

Das 13h30 às 14h – SINCAFÉ (GO)

“Convenção Coletiva”, com Lorena Blanci. Dra, Presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho (CTRT) da FIEG.

Das 14h às 15h – ABIC

“O mercado de café e estratégias da ABIC para o desenvolvimento dos negócios”, com Celírio Inácio – Diretor executivo da ABIC.

Das 15h às 15h30 – SENAI

“Aromas de Tecnologia: Aplicação da Inteligência Artificial no Mercado do Café”, Christianne Pimenta – Certificada IA For Leaders StarSe University. Quality Management Auditor/Lead Auditor pelo IRCA. Auditora Líder ABNT PR 2030 pela GCR.

Das 15h30 às 16h –  Debates e discussões.

19/04 – Sexta-feira

Das 9h às 16h – Curso ABIC

Curso para calibração do Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados, com Camila Arcanjo Consultora de Qualidade ABIC.

Vagas gratuitas e limitadas

Encontro Regional: WORKSHOP – Unidos pela Qualidade do Café em Goiânia – Sympla

Curso Calibração:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9FmFU5ED2ZowgVk6ajSHPNdQPJ9JPjttVZs4I0kSg-GuvqQ/viewform

ABIC marca presença no 4° Café Fest Cerrado

Já nos dias 19, 20 e 21 de abril, a ABIC participará da 4ª edição do Café Fest Cerrado, um dos maiores festivais de cafés especiais do Centro-Oeste. 

Aline Marotti, Coordenadora de Qualidade da ABIC, ministrará no palco principal, no dia 19/04, às 17h, a palestra A Certificação Agregando Valor ao Café, cujo objetivo é apresentar as diferenças entre os estilos de cafés e, também, as principais características de qualidade do produto.

Dados do café no Estado: consumo médio de aproximadamente 753.180 sacas por ano

A ABIC possui 60 indústrias associadas em Goiás, um dos estados mais relevantes do Centro-Oeste quando o assunto é café. A região possui um consumo médio de 

aproximadamente 753.180 sacas (60 quilos) por ano. A produção industrial é de aproximadamente 57.998 sacas por mês, o equivalente a 695.976 sacas por ano. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produção agrícola de café em Goiás no ano de 2023 foi de 201.800 sacas de arábica. Para 2024, a expectativa é a de que 255.700 sacas sejam produzidas.

Assessoria de Imprensa da ABIC | Usina da Comunicação

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.