Sônia Lopes
Secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais se reúne com cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro
Em uma iniciativa da EMATER a cidade de Patrocínio sediou um encontro entre o Secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerias, Elmiro Nascimento com cafeicultores e lideranças da Região do Cerrado Mineiro. O encontro aconteceu no auditório da Coopa e contou com mais de 100 participantes.
O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, expôs diversas questões atuais do setor cafeeiro ao Secretário, a saber: como está o andamento do código florestal mineiro; como está o trabalho para se obter e registrar um produto substituto para o “endossulfan”; sobre o georreferenciamento, o qual está atrelado ao Fundo Estadual do Café e tem a UFLA (Universidade Federal de Lavras) como gestora do projeto, em qual status está o trabalho? Como está a parceria entre as certificações Certifica Minas e Utz Certified?
O Secretário respondeu a todas as questões levantadas pelo Presidente da Federação. Em relação ao código florestal, o Secretário afirmou que este deve ser aprovado pela Assembleia ainda em setembro. A respeito do georreferenciamento, Elmiro Nascimento explicou que iniciou-se a liberação de recursos para a UFLA e que em meados de 2014 já se terá os primeiros resultados. Sobre o “endolssulfan” o Secretário afirmou que pedirá agilidade neste processo ao Ministro da Agricultura, Antônio Andrade. E quanto à parceria das certificações disse que está em processo de análise pelo governo.
Francisco Sérgio de Assis afirmou ainda que este é o momento do Brasil trabalhar com bastante afinco o marketing do café, tendo em vista dois grandes eventos que acontecerão no país: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O Presidente deu ainda uma boa notícia aos cafeicultores: o leilão de opção deve acontecer já na primeira semana do próximo mês.
Também em pauta a Semana Internacional do Café e a reunião da Organização Mundial do Café que acontecem em Belo Horizonte entre os dias 09 a 12 de setembro. O Secretário destacou ser de grande importância à participação dos produtores da Região neste evento que classificou como “histórico para a Cafeicultura de Minas Gerais”. Nascimento afirmou ainda que este é o momento de toda a cafeicultura se unir para mostra que Minas Gerais produz não apenas quantidade mas também qualidade em seus cafés.
Francisco Sérgio de Assis agradeceu ao SEBRAE por disponibilizar vários ônibus para as caravanas dos produtores da Região para o evento em Belo Horizonte e reiterou as palavras do Ministro afirmando a grande importância da participação da Região e de seus cafeicultores neste evento.