Reportagem de Karina Granados para o site Laprensagrafica.com informou que a Cooperativa de Produtores de café San José de La Majada, de El Salvador, vendeu na semana retrasada o primeiro lote de 10 mil libras (cerca de 75,6 sacas de 60 quilos) de café torrado e moído com certificação Rainforest Alliance para ser vendido direto ao consumidor dos Estados Unidos. O processo durou quase um ano e a expectativa é que, a partir de janeiro, sejam realizadas exportações mensais do grão.
O gerente do programa de agricultura sustentável Rainforest Alliance Certified, da Fundação Ecológica Salvadorenha Salva NATURA, Guillermo Belloso, disse que esta é a primeira exportação com estas características “que tem os documentos em ordem, o que permite identificá-lo como café de El Salvador”.
O café será distribuído com a marca Ambiance, nome escolhido pelo comprador, em pacotes de 2 libras (quase um quilo).
A certificação Rainforest Alliance é outorgada às fazendas que cumprem com as boas práticas, tanto no cultivo, como em questões sociais e ambientais, o que determina um preço mais alto ao café.
A cooperativa conta com quase 600 sócios, dos quais 70% são pequenos produtores, para os quais se está trabalhando na certificação de “comércio justo”, que lhes garanta um preço mínimo adequado pelo café colhido.