É mito, café não cura ressaca! Veja dicas

2 de janeiro de 2010 | Sem comentários Café & Saúde Mais Café
Por: Marie Claire

Mayra Stachuk / bem estar – 22/12/2009

Por Mayra Stachuk

 Quem é que nunca acordou de ressaca e, a primeira coisa que fez, foi pegar uma xícara de café. Até nos filmes a gente vê essa receitinha caseira contra a ressaca ser usada – junto com o clássico banho gelado, nos casos mais graves. Mas apesar de ser uma receita bem comum para aliviar a ressaca, o café, na verdade, só disfarça os sintomas.


Pelo menos é o que afirma um estudo recente da Universidade de Temple, na Filadélfia. De acordo com os cientistas, só o que o café faz é nos manter mais alertas depois de uma noite de excessos. É quase um engana-ressaca – faz quem bebeu além da conta esquecer-se disso por algum tempo. “O café apenas reduz os efeitos sedativos do álcool, dando a falsa impressão de que a pessoa não está tão intoxicada quando realmente pode estar”, explicou o cientista Thomas Gould.


E tem mais: a mistura de cafeína e álcool no organismo por atrapalhar o raciocínio e trazer resultados desastrosos se a pessoa estiver trabalhando.


Mas já que estamos no fim do ano, não vou deixá-los apenas com más notícias. Encontrei no site do médico Alexandre Feldman, especialista em enxaqueca, algumas dicas bacanas para EVITAR e TRATAR a ressaca. Veja a seguir:


1. AÇÚCAR: Ingira frutose (o açucar das frutas, ou seja, frutas) ou gordura antes de beber.


2. OXIGÊNIO: Quando já estiver com a ressaca, uma inalação de oxigênio a 100% pode ajudar a combater o problema.


3. REPOSIÇÃO: Também é importante, para esses casos em que a ressaca já esteja instalada, a reposição hídrica , por meio de líquidos adoçados (de preferência sucos de frutas naturais, que já contém o açúcar das frutas), já que a desidratação e hipoglicemia costumam estar presentes.


4. HIDRATAÇÃO Beba meio litro de água antes de ir dormir!


5. ANALGÉSICO: Se você possui um analgésico que foi prescrito por um médico e decididamente lhe faz efeito, tenha-o à mão!


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.