É de São Sebastião da Grama o melhor café de São Paulo

Microlote do produtor Clayton Mapelli Cerri vence o concurso de qualidade do estado com a nota máxima de 9,08 pontos. Leilão dos lotes finalistas começa quinta-feira

Microlote do produtor Clayton Mapelli Cerri vence o concurso de qualidade do estado com a nota máxima de 9,08 pontos. Leilão dos lotes finalistas começa quinta-feira
 
A comissão organizadora do 15º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira divulgou nesta terça-feira a relação dos lotes finalistas, cujas notas são compostas pela pontuação obtida na avaliação técnica (80%) e no quesito sustentabilidade (20%).  São ao todo 10 finalistas, sendo quatro finalistas na categoria Café Natural, quatro na categoria Cereja Descascado, e dois na categoria Microlote (de apenas duas sacas, não importando a forma de preparo).
 
O campeão foi o microlote do produtor Clayton Mapelli Cerri, de São Sebastião da Grama, que obteve a nota máxima de 9,08 pontos. Aliás, dos 10 finalistas, seis são de Grama, município que, assim como Divinolândia, vem se destacando na excelência da produção de cafés no Estado de São Paulo.
 
Na edição deste ano, foram inscritos por cooperativas e associações de produtores 60 lotes, sendo 33 na categoria Natural; 17 em Cereja Descascado e 10 na categoria Microlote. Amostras de todos os lotes foram avaliadas por um Júri Técnico no dia 27, na Sala de Classificação e Degustação da Associação Comercial de Santos. A comissão julgadora foi integrada pelos profissionais Aloísio Aparecido Lusvaldi Barca ( ABIC); Camila Arcanjo (Sindicafé – SP), Clovis Venâncio de Jesus (CeCafé), José Almeida Ferreira (ACS) e Laricia Domingues (ITAL).
 
Participam desta edição do concurso as cooperativas: AMSC – Alta Mogiana Specialty Coffees; APSL – Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Santa Luzia;    Associação Agropecuária de Barra Grande de Caconde; Associação dos Cafeicultores de Montanha Divinolândia; Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama; Associação dos Produtores Rurais de Dois Córregos; COOPINHAL – Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal; COPERJAU – Cooperativa Agrícola da Zona de Jahu; Sindicato Rural de Amparo e Sindicato Rural de Torrinha.
 
Leilão e premiação
 
Os 10 lotes finalistas poderão ser adquiridos por cafeterias, torrefações e pessoas jurídicas durante o leilão que começa nesta quinta-feira (3) e segue até a quarta-feira (9) da próxima semana. A ficha de participação está disponível no site www.sindicafesp.com.br e deverá ser preenchida e enviada, juntamente com o lance, para o e-mail camarasetorial@sindicafesp.com.br. O preço de abertura será de R$ 942,00 a saca (novecentos e quarenta e dois reais), valor 50% acima da cotação da BM&F de segunda-feira (31/10).
 
O resultado do leilão será divulgado dia 18 de novembro, em cerimônia a ser realizada no Museu do Café, em Santos, quando será feita a premiação dos produtores e das empresas campeãs (as que deram os maiores lances no leilão). Esses cafés serão industrializados e a partir de 16 de dezembro estarão disponíveis aos consumidores, em embalagens com selos numerados, que poderão adquiri-los em lojas gourmet ou via e-commerce.
 
O concurso é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da CODEAGRO – Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, da ACS – Associação Comercial de Santos e do Museu do Café.


15º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira


 



















































































Entidade


Categ


Coloc


Produtor


Cidade


Nota final


Ass. Cafeic. Vale da Grama


ML


1


Clayton Mapelli Cerri


S S da Grama


9,08


Ass. Cafeic. Vale da Grama


N


2


Adonis Cerri


S S da Grama


8,97


Ass. Cafeic. Vale da Grama


CD


2


Homero Teixeira de Macedo Jr.


S S da Grama


8,97


Ass. Cafeic. Vale da Grama


CD


3


Lucia Maria da Silva Dias


S S da Grama


8,96


Cooopinhal-Coop. Cafec. Reg. Pinhal


CD


4


Laura Luiza Del Guerra Vergueiro


Esptº Stº Pinhal


8,93


Ass. Cafeic. Vale da Grama


N


5


Sebastião Cerri


S S da Grama


8,87


Ass. dos Prod. Cafés Espec. St. Luzia


N


6


Antonio Ragazzo


Esptº Stº do Pinhal


8,81


Ass. Agr. Barra Grande de Caconde 


ML


6


Juliana Aparecida Alvarez de Campos


Caconde


8,81


Asssoc. dos Cafeic. de Montanha de Divinolândia


N


7


Sérgio Luis Riccetto


Divinolândia


8,73


Ass. Cafeic. Vale da Grama


CD


8


Diogo Dias de Teixeira Macedo


S S da Grama


8,45


 


ML = Microlote / N = Café Natural /CD – Café Cereja Descascado

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.