A grande campeã do 2º Prêmio Fazenda Sustentável é a Daterra Atividades Agrícolas, de Patrocínio (MG). O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (4/8), durante uma cerimônia de homenagem aos vencedores e finalistas do prêmio, em São Paulo. A propriedade, que produz cafés especiais no Cerrado Mineiro, foi a que apresentou os maiores índices de sustentabilidade entre todas as 124 participantes.
A Daterra apresentou todos os atributos que uma fazenda sustentável precisa ter: preocupação extrema com a conservação dos recursos naturais, valorização e desenvolvimento humano e alta rentabilidade. Localizada em Patrocínio, no Cerrado Mineiro, esta propriedade tem 6 mil hectares e produz diversas variedades arábicas de cafés em 2,8 mil hectares, visando o mercado externo.
Possui cinco certificações socioambientais – RainForest, UTZ Certified, Esalq Ambiental, IBD e ISO 14001 – aplica boas práticas agrícolas em 100% da área cultivada e estimula e apoia os seus colaboradores com programas sociais bem definidos.
2° lugar também deu café
Também veio de Minas Gerais o segundo colocado no 2º Prêmio Fazenda Sustentável. A Fazenda Água Limpa, que produz o Café Dutra, também é especialista em produzir grãos com valor agregado para o mercado externo. Propriedade familiar tocada por dois irmãos, Walter e Ednilson, esta fazenda mostrou que é possível produzir com responsabilidade, mesmo no alto dos morros.
A Água Limpa está localizada em Manhuaçu, nas montanhas de Minas Gerais. A fazenda tem 1000 hectares – 700 de café e 300 de matas nativas – além de atividades complementares como pecuária de leite e cultivo de frutas típicas da região.
A preocupação com a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento humano também são seus pontos fortes. As certificações UTZ Certified, 4C, ABSC e RainForest, rótulos que garantem qualidade no exterior também trazem a rentabilidade necessária para continuar as atividades.
Fonte: Globo Rural via Agnocafé