O XV Seminário do Café do Cerrado acontecerá em Patrocínio de 19 a 21 de setembro de 2007, no Espaço Cultural Joaquim Constantino Neto. Para a edição de 2007, a Acarpa, promotora do evento, busca aproximar os pequenos produtores rurais incentivando-os a participarem das palestras. As informações geradas no Seminário para os pequenos produtores são de agregação de valores e opções de diversificação de cultura e renda.
Um dos temas a serem abordados dia 19/09/07, às 14h, será o Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS. Segundo Carlos Nagib Nunes Monteiro, palestrante, o DRS é uma estratégia negocial, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o Banco do Brasil atua por meio da mobilização de agentes econômicos, políticos e sociais. “O DRS apóia a formação de rede de colaboração, disseminando o conhecimento e promovendo o desenvolvimento sustentável. Propõe-se a gerarão de trabalho e renda, a democratização de acesso ao crédito, impulsiona o associativismo e o cooperativismo, contribuindo para a melhoria dos indicadores de qualidade de vida”, salienta Monteiro.
Agnaldo José de Lima, também abordará o tema e afirma que o foco do DRS são os produtores de café pequenos e familiares. “Incluí-los nos mecanismos e vantagens que o médio e grande produtor de café consegue obter é o objetivo do programa. Desde custos mais baixos de produção, melhoria da qualidade do café, melhor comercialização melhorando a renda, provar que pequenos quando organizados e estrategicamente posicionados no mercado conseguem tanto quanto um grande produtor de café é o que iremos apresentar”, conclui Lima.
As inscrições para palestras do XV Seminário do Café podem ser feitas na ACARPA ao custo de R$ 50,00 o pacote e a diária a R$ 20,00. Pequenos produtores de café e outras culturas poderão se credenciar para assistir gratuitamente as palestras na Acarpa, Coopa, Secretaria de Agricultura, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Expocaccer e revendas parceiras do Seminário do Café do Cerrado. Telefone para contato (34) 3831-8080.