Quinta-feira, 20 de agosto de 2009
TAÍS FUOCO
O dólar comercial recuou 0,11% hoje e fechou cotado a R$ 1,843 no mercado interbancário de câmbio, acumulando no mês uma baixa de 1,18%. Na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), o dólar negociado à vista teve pequena alta, de 0,11%, e encerrou a sessão a R$ 1,8435. Pela manhã, a taxa de câmbio chegou a subir, pressionada depois de uma atuação do Banco Central (BC) ontem (leilão de compra de dólares) considerada mais pesada do que nos outros dias. O movimento, no entanto, não se sustentou.
A moeda americana oscilou entre altas e baixas, acompanhando, pelo segundo dia consecutivo, o índice de ações S&P 500 da Bolsa de Nova York. “Quanto mais o cenário da economia melhora, mais se valoriza o real e o câmbio segue bem colado ao S&P”, disse a economista Mariana Costa, da Link Investimentos.
“A tendência continua de baixa, não vejo a menor perspectiva de alta”, disse um operador. Para ele, o País ainda deve ter bastante entrada de dólares até o final do ano, pressionando a cotação para baixo. As exceções à queda, a seu ver, serão por movimentos especulativos.