Só senha dá a exportador acesso ao Porto de Santos
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) acaba de criar senha para os exportadores entrarem no Porto de Santos. A Guarda Portuária, órgão da Codesp, está autorizada, desde ontem, a barrar os caminhoneiros que não tiverem senhas e exigir a escala obrigatória em Cubatão, onde foi criado um megaestacionamento.
Sem conseguir tocar os projetos para a melhoria da infra-estrutura, a medida foi a solução da Codesp para tentar evitar os congestionamentos na área portuária e na chegada a Santos, como o da semana passada. Segundo a Codesp, a sistema de senha só foi adotado após o descumprimento do acordo entre as autoridades portuárias e alguns exportadores, que teriam despachado número excessivo de caminhões para o terminal.
Pelo acordo, os exportadores tinham um número limite de caminhões que poderiam ser liberados da zona produtora para o Porto de Santos. A Codesp alega que esse número não foi respeitado. Oficialmente, a Codesp pede que os exportadores façam, a partir de agora, um controle logístico para não piorar a situação do tráfego na cidade.
O novo modelo, que começa a funcionar nesta safra, prevê que todos os caminhões sejam obrigados a fazer uma escala no estacionamento em Cubatão. São dois pátios com um total de 1,7 mil vagas. Pelas contas da Codesp, as 1,7 mil vagas nos estacionamentos e as 700 dentro do porto são suficientes para dar conta do fluxo de caminhões que descarregam diariamente em Santos. Por dia, o porto recebe cerca de 7 mil caminhões.