Evento acontece dentro da programação do IX Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos para a América Latina e o Caribe
Por Conectas Direitos Humanos
Nesta quinta-feira (10), às 19h, a Conectas Direitos Humanos lançará o relatório “Trabalho Escravo no Café: das fazendas às multinacionais”. O estudo é dividido em três partes e tem como objetivo principal realizar um diagnóstico sobre as principais violações encontradas no setor e identificar as lacunas na legislação e nos mecanismos de governança brasileiros que permitem que empresas evitem a responsabilização por desrespeito aos direitos humanos e pelos impactos ambientais negativos causados por suas operações. O evento será realizado no Armazém do Campo, na Alameda Nothmann, 806 – segundo andar.
Durante o lançamento, também ocorrerá a exibição do documentário produzido pela Al Jazeera e pela Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (ADERE-MG), “The Human Cost of Coffee”, que retrata a trajetória de trabalhadores que foram escravizados em fazendas brasileiras de café. Após a exibição, acontecerá um debate com especialistas e ativistas da causa.
Participarão da mesa o diretor-executivo da Papel Social, agência de pesquisa especializada em estudos de cadeias produtivas, Marques Casara; a jornalista e documentarista, Joana Moncau; o assessor de Defesa dos Direitos Socioambientais na Conectas Direitos Humanos, Thales Machado; o ativista e trabalhador rural, Jorge Ferreira; a trabalhadora rural e ativista feminista, Elisabete Vitor da Costa; a codeputada estadual com a bancada feminista do PSOL, Paula Nunes e a editora da Repórter Brasil, Poliana Dallabrida. Jorge Ferreira e Joana Moncau são também diretores do documentário da Al Jazeera.
IX Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos para a América Latina e o Caribe
O lançamento do relatório ocorrerá em um evento paralelo dentro do IX Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos para a América Latina e o Caribe, promovido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas pelos Direitos Humanos (ACNUDH). O Fórum acontece entre os dias 9 e 11 de abril, na cidade de São Paulo, e objetiva promover debates sobre o papel das empresas e do Estado na proteção e respeito aos direitos humanos.
Serviço:
O quê: lançamento do relatório “Trabalho Escravo no Café: das fazendas às multinacionais”
Onde: Armazém do Campo, na Alameda Nothmann, 806 (segundo andar)
Quando: 10 de abril de 2025, das 19h às 21h30
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura