fonte: Cepea

Divulgação: Conectas Direitos Humanos lança relatório sobre trabalho escravo nas fazendas de café brasileiras

Evento acontece dentro da programação do IX Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos para a América Latina e o Caribe

8 de abril de 2025 | Sem comentários Mais Café

Por Conectas Direitos Humanos

Nesta quinta-feira (10), às 19h, a Conectas Direitos Humanos lançará o relatório “Trabalho Escravo no Café: das fazendas às multinacionais”. O estudo é dividido em três partes e tem como objetivo principal realizar um diagnóstico sobre as principais violações encontradas no setor e identificar as lacunas na legislação e nos mecanismos de governança brasileiros que permitem que empresas evitem a responsabilização por desrespeito aos direitos humanos e pelos impactos ambientais negativos causados por suas operações. O evento será realizado no Armazém do Campo, na Alameda Nothmann, 806 – segundo andar.

Durante o lançamento, também ocorrerá a exibição do documentário produzido pela Al Jazeera e pela Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (ADERE-MG), “The Human Cost of Coffee”, que retrata a trajetória de trabalhadores que foram escravizados em fazendas brasileiras de café. Após a exibição, acontecerá um debate com especialistas e ativistas da causa.

Participarão da mesa o diretor-executivo da Papel Social, agência de pesquisa especializada em estudos de cadeias produtivas, Marques Casara; a jornalista e documentarista, Joana Moncau; o assessor de Defesa dos Direitos Socioambientais na Conectas Direitos Humanos, Thales Machado; o ativista e trabalhador rural, Jorge Ferreira; a trabalhadora rural e ativista feminista, Elisabete Vitor da Costa; a codeputada estadual com a bancada feminista do PSOL, Paula Nunes e a editora da Repórter Brasil, Poliana Dallabrida. Jorge Ferreira e Joana Moncau são também diretores do documentário da Al Jazeera.

IX Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos para a América Latina e o Caribe

O lançamento do relatório ocorrerá em um evento paralelo dentro do IX Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos para a América Latina e o Caribe, promovido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas pelos Direitos Humanos (ACNUDH). O Fórum acontece entre os dias 9 e 11 de abril, na cidade de São Paulo, e objetiva promover debates sobre o papel das empresas e do Estado na proteção e respeito aos direitos humanos.

Serviço:
O quê: lançamento do relatório “Trabalho Escravo no Café: das fazendas às multinacionais”
Onde: Armazém do Campo, na Alameda Nothmann, 806 (segundo andar)

Quando: 10 de abril de 2025, das 19h às 21h30

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.