Dirigente da Colômbia quer ampliação da área plantada de café


Agnocafé | CNC
30/08/2010


O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, em um encontro com a Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia) propôs aos produtores do país aumentar em 200 mil hectares a área cultivada do grão visando gerar emprego e buscando utilizar as terras disponíveis. A Colômbia possui ao menos 800 mil hectares plantados com café em 588 municípios.
 
Santos não indicou como poderia se dar esse tipo de aumento de plantio. \”Não é uma ambição, porém, eu creio que a meta de aumentar a área plantada de café é importante e a meta inicial é a ampliação em 200 mil hectares\”, disse. \”Acreditamos que podemos aumentar esse nível e, assim, utilizando o café em programas de desenvolvimento alternativo, nas zonas que foram afetadas pela violência, por grupos armados ilegais\”, observou o mandatário em um ato na sede da Federação.
 
Com o aumento dos cultivos, seria possível gerar ao menos 80 mil empregos diretos e 160 mil indiretos. A Colômbia, que possui 500 mil famílias cafeeiras, exportou no ano passado 7,8 milhões de sacas, 28% a menos que os 11,1 milhões de sacas de 2008, indicou a Federacafe. De janeiro a junho deste ano, as exportações do país somaram 3,5 milhões de sacas.
 
O economista e jornalista Santos assumiu recentemente a presidência da Colômbia, depois de ser eleito com um expressivo percentual de votos. Ele foi ministro da Defesa de Uribe de 2006 a 2009, período marcado pelo incremento da militarização do país e pelo endurecimento no combate aos movimentos armados colombianos. Na função, foi responsável por alguns dos mais fortes golpes contra as Farc, incluindo a morte do número 2 da guerrilha, Raúl Reyes, em uma ofensiva em território equatoriano em 1.º de março de 2008.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.