Tempo de Comunicação – Disputado por profissionais de 39 países, entre eles o Brasil, o 7o Campeonato Mundial de Baristas (World Barista Championship) terminou na tarde de domingo (21), em Berna, na Suíça, com o dinamarquês Klaus Thomsen conquistando o primeiro lugar. “O barista Luis Otavio Linhares, da Lucca Cafes Especiais, de Curitiba, fez uma ótima apresentação e representou muito bem o Brasil, mas não se classificou para a final”, diz Edgard Bressani, único juiz brasileiro que participou da competição.
Promovido pela Associação de Cafés Especiais da Europa (SCAE, na sigla em inglês), o 7o Campeonato Mundial de Baristas impressionou pelo alto nível profissional. “Era de se esperar uma competição disputada, mas esta foi demais. Klaus Thomsen tinha se saído muito bem na classificatória e fez uma apresentação impecável na final. A vitória foi merecida”, atesta Bressani. Em 2004, em Trieste, Thomsen tinha sido finalista, mas perdeu o titulo para o barista norueguês na ocasião.Os outros finalistas de 2006 foram baristas do Canadá, Islândia, Suécia, Reino Unido e dos Estados Unidos.
No ano passado Klaus Thomsen esteve no Brasil. “Passamos uma semana inteira visitando a Ipanema Coffees, suas fazendas produtoras de cafés especiais, no Sul de Minas, e treinando os baristas das lojas Cafeera, que pertencem ao grupo”, diz Edgard Bressani, que já está certificado para participar novamente como juiz no Concurso Mundial de Barista de 2007, que acontecerá em Tóquio, no Japão, de 29 de julho a 3 de agosto.