Dicas do Café Pilão para o dia 24 de maio que é comemorado o Dia Nacional da bebida preferida dos brasileiros

21 de maio de 2012 | Sem comentários Especiais Mais Café

Vai um cafezinho?


No dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional da bebida preferida dos brasileiros


Consumido por 97% dos brasileiros, principalmente no café da manhã, o café é a verdadeira paixão nacional. No ano passado cada brasileiro consumiu quase 81 litros da bebida, segundo dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café). Há algum tempo o Brasil é segundo país que mais consome café no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.


No Brasil o método mais utilizado para preparo da bebida é o café coado, mas também é possível diversificar as formas de preparo da bebida através do café espresso, cappuccinos e outras combinações. “Não é só no Brasil que o café coado é um costume secular, na maioria dos países esse é o método de preparo por excelência, a exemplo do Japão, Escandinávia. Talvez se explique esta preferência pelo fato do café espresso ser mais concentrado, tendo suas características mais evidenciadas (sabor, aroma, acidez, doçura, amargor, aftertaste) e o café coado ser mais diluído, suave, podendo assim ser tomado em maiores quantidades. Além é claro do fator emocional, o café coado para o brasileiro tem um valor afetivo muito forte”, comenta a barista consultora do Café Pilão Marcia Matta.


CURIOSIDADES SOBRE O CAFÉ


Você sabia que tomar água com gás ou sem gás antes de tomar o café resulta em uma melhor degustação da bebida?


O que acontece é o seguinte: As papilas gustativas são pequenas bolsas em nossa língua cheias de células sensoriais. Estas células estão ligadas ao nosso cérebro por fibras nervosas. É necessário que as substâncias estejam dissolvidas em água para que possamos sentir os sabores, esta é a função da água servida antes do café, ou seja, deixar estas células imersas em água (seja ela com gás ou sem gás) para que nossa capacidade de percepção de sabores seja mais apurada.


Na Europa e nos Estados Unidos o Cappuccino tradicional é leite e café, no Brasil o consumo da bebida é feita também com chocolate. Por quê?


Um cappuccino clássico consiste em um terço de café espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Variações populares do cappuccino como o café latte e o macchiato consistem basicamente na alteração destas proporções.


No Brasil é comum se adicionar chocolate e até mesmo canela, os dois em pó, sobre a espuma de leite, o que produz aromas e sabores agradáveis, além de um visual primoroso.


O chocolate se presta a diversas combinações, no contraste da acidez, com a doçura de alguns licores, deixando a bebida com uma textura aveludada e macia o que agrada o paladar dos brasileiros e modifica o que para nós originalmente se conhece como café com leite.


 


Você sabe a diferença entre os grãos Arábica e Conilon?


Coffea arabica é uma espécie de café natural da Etiópia. É cultivado acima de 800 metros de altitude, produz cafés de qualidade, finos e requintados, com baixo teor de cafeína, aroma intenso e os mais diversos sabores, com inúmeras variações de corpo e acidez.


Coffea Canephora (Conilon ou Robusta)  originário da África é  cultivado  em áreas de até 800 metros de altitude, sua acidez é menos acentuada. O nível de cafeína é maior que o do  grão Arábica, sendo bastante utilizado em indústrias de café solúvel e nos cafés mais tradicionais.


O que é blend e como se determina?


Blend é a harmonização, mistura, combinação ou mescla de grãos de café, podendo ser blendados somente a espécie arábica de origens diferentes ou também as espécies arábica e conilon. É considerado a alma do café, tem como estrutura básica um café base, um café para ajustar a acidez e um terceiro para dar um toque especial no sabor e aroma.


Quais são métodos de preparar café coado?


Café Coado: Coador, Cafeteira Francesa, Cafeteira Globinho e Senseo.


AS MELHORES COMBINAÇÕES COM CAFÉ


O café tradicional, como o Pilão Tradicional por seu um café forte combina com queijo que possua  alta taxa de gordura e  sal. Na harmonização podemos perceber a diminuição do amargor e uma suave doçura.


Já um café mais delicado, como o Pilão Sabor&Leveza combina com castanhas, por sua delicadeza e acidez pronunciada esta combinação produz uma sensação de maior corpo e intensifica seus sabores.


E um café mais encorpado como o Pilão intenso combina com chocolates adocicados, onde seu amargor é reduzido tornando o café mais leve e aromático.


Sugestões de Receitas Casa Pilão


Café Deleite


Igredientes:


Café – 50 ml


Doce de leite pastoso – 1 colher de sopa


Modo de preparo:
Coloque o doce de leite pastoso no fundo do copo com as costas de uma colher.
Despeje o café sobre o doce de leite.
Sirva com pires e colher.



Café Nostalgia


Ingredientes


Café – 50 ml


Creme de chocolate com avelã – 1 colher de sopa


Modo de preparo
Coloque o creme de chocolate com avelã no fundo do copo com as costas de uma colher.
Despeje o café sobre o creme de chocolate com avelã.
Sirva com pires e colher.


 


Café Brasil


Ingredientes


Café – 90 ml


Açúcar mascavo – 1 colher de sopa


Cachaça amarela – 50 ml


Creme de leite para chantilly – 4 colheres de sopa


Grãos de café – 4 unidades


Modo de preparo:
Faça o café e reserve
Em uma leiteira coloque o café, o açúcar e a cachaça
Aqueça sem ferver para que dissolva o açúcar
Coloque o líquido em uma taça


 


Café Aconchego


Ingredientes:


Cubra com o creme de leite batido na coqueteleira (derrame delicadamente o creme sobre o líquido aquecido utilizando as costas de uma colher para que o creme fique na superfície.) – 35 ml


Chocolate cremoso (tipo europeu) – 25 ml


Modo de preparo:
Prepare o chocolate cremoso conforme informações do fabricante.
Coloque o chocolate cremoso no fundo da xícara.
Faça o café e despeje sobre

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.