Quarta-feira, 24 de maio, é o Dia Nacional do Café. Para comemorar a ABIC reuniu uma série de dicas sobre como comprar, armazenar e preparar um excelente café coado ou filtrado em casa.
Como armazenar e conservar o café em casa?
Guarde o pacote de café na despensa, bem longe do armário de produtos de limpeza e de higiene.
Depois de aberta, guarde a embalagem ou transfira o pó para um pote que seja hermeticamente fechado, e coloque preferencialmente na geladeira. O pote tem que estar muito bem fechado para não entrar ar e, no caso da geladeira, para o café não entrar em contato com a umidade e o pó não adquirir os odores dos outros produtos e alimentos lá guardados.
O pote deve ser de uso exclusivo do café. Quando for repor o produto, lembre-se de lavá-lo e mantê-lo limpo e livre do pó anterior. Evite misturar o final de um pó de café com um novo. O ideal é consumir o café até duas ou no máximo três semanas após aberto.
Cuidados importantes
Use sempre água filtrada no preparo do café, e nunca a ferva em demasia. Não reaproveite o pó de café usado, chamado de borra, para preparo de nova bebida. Como o café é um produto que absorve qualquer odor ou perfume, só use detergente neutro para lavar todos os utensílios: chaleira, jarra de vidro, bule, porta-filtro, garrafa térmica, canecas e xícaras.
Para garantir um café bem quentinho, escalde as xícaras com água fervente antes de servir e nos dias mais frios, escalde o próprio bule ou recipiente antes de passar o café. Escalde também a garrafa térmica, que deve ser de uso exclusivo para café. Importante: nunca adoce o café e só o mantenha na garrafa térmica por no máximo 1 hora – depois disso ele fica com gosto de requentado e perde todo o sabor. Só adoce o café na xícara, na hora que for bebê-lo.
Faça o café na quantidade ideal para o número de pessoas que vai consumi-lo. Assim, além de ter sempre um cafezinho muito gostoso, você ainda economiza e não desperdiça, jogando o café no ralo.