Estudantes desenvolveram temas relacionados à conservação da natureza, cujas atividades fizeram parte da celebração da data que já faz parte do calendário anual.
Polliana Dias / ASCOM Expocaccer
Na última semana de outubro e primeira semana de novembro, representantes da Expocaccer visitaram as escolas participantes do Dia Nacional do Campo Limpo para premiarem os alunos que obtiveram as melhores classificações nos concursos de desenho e redação em comemoração a data.
Em agosto os alunos trabalharam em sala de aula o tema “Caminhos da Reciclagem” no dia 18 do mesmo mês, data em que é comemorado oficialmente em todo o país o Dia Nacional do Campo Limpo, os alunos visitaram a Central do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) coordenada pela Expocaccer. Após a produção, o trabalho feito pelos alunos foi submetido ao julgamento de colaboradores e cooperados da Expocaccer que escolheram os dois melhores trabalhos de cada categoria.
Para a realização deste trabalho, foram distribuídos kits pedagógicos para as escolas municipais Joaquim Martins e João Batista Romão, respectivamente nas comunidades rurais de Martins e Chapadão de Ferro e a escola estadual Elmiro Alves do Nascimento, na comunidade rural de Silvano. Participaram da iniciativa os alunos do 4º e 5º ano, sendo o primeiro no concurso de desenho e o segundo no concurso de redação.
Concurso de redação
No concurso de redação a grande vencedora foi a aluna Poliana Maria de Lima, da Escola Estadual Joaquim Martins, a qual no ano anterior também venceu o concurso de desenho.
A escola, que já possui um histórico de boas classificações nos concursos, celebra mais uma conquista que, de acordo com o diretor Ivo de Castro, é uma conquista que vai além de prêmios para os alunos, mas de uma conscientização abrangente. “Agradecemos o apoio da Expocaccer no envolvimento da escola em mais uma edição do Dia Nacional do Campo Limpo, cujo projeto traz para a zona rural um chamamento à responsabilidade ambiental para alertar sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente. Isso vem sendo muito bem feito pelo inpEV e estimula o repasse da mensagem às famílias através das crianças. Agradecemos todos que se envolveram na proposta, se esforçaram e trouxeram para a escola, mais uma vez, excelentes resultados. Este trabalho tem continuidade, pois os alunos repassarão esta mensagem para frente, ao longo dos anos”.
Em segundo lugar ficou a aluna Cícera Rikaelly da Escola Municipal João Batista Romão. Foi a primeira vez que a escola participou da iniciativa e a professora Janaíne Ferreira comemorou o resultado. De acordo com ela, a classificação de sua aluna lhe dá a certeza de estar executando um bom trabalho, mas também reforça a importância de se trabalhar temas como este em sala de aula, sobretudo para alunos de zona rural, conscientizando as crianças sobre as melhores práticas.
Concurso de desenho
Já no concurso de desenho a primeira colocação ficou para o aluno Kaik Alves dos Santos, da Escola Estadual Elmiro Alves do Nascimento. A diretora da escola, Andréa Helena de Almeida comemora a classificação do aluno. “Como nossa escola desenvolve um projeto voltado para a educação ambiental, foi muito gratificante a participação neste projeto, pois conscientiza os alunos sobre as formas de sustentabilidade na nossa comunidade. Foi um período muito proveitoso em que trabalhamos o tema com as crianças e visitamos a Central, sendo que a excelente classificação no concurso de desenho abrilhantou ainda mais nossa participação no projeto, trazendo reconhecimento para nossa escola”.
A segunda colocação ficou para Júlia Paula Ferreira, da Escola Municipal Joaquim Martins.
Os alunos tiveram como premiação uma bicicleta para os primeiros colocados e um tablet para os segundos colocados.
“Finalizamos, com os concursos de desenho e redação, mais uma edição do Dia Nacional do Campo Limpo com a certeza de termos atingido a nossa meta. Tivemos excelentes trabalhos produzidos pelos alunos e isso mostra o envolvimento deles, da comunidade escolar e da comunidade em geral para com o tema da reciclagem e da preservação da natureza. As questões da sustentabilidade foram trabalhadas de acordo com a faixa etária deles e o que percebemos é que a mensagem foi apreendida e, sem dúvida, será transferida para todos de sua convivência. Agradecemos a parceria das escolas envolvidas e a dedicação de todos para realizarmos um ótimo trabalho como foi este Dia Nacional do Campo Limpo”, finaliza Joel Borges, gestor da Central de Embalagens Vazias de Patrocínio.