TopMídia News – 24/05/2014
Tainá Jara
Há os que o preferem o mais forte. Outros fazem questão dele recém-passado. Os apressados têm que se contentar com os espressos ou de cafeteira. As diferentes preferências não mudam o favoritismo. Às vésperas do dia nacional do café, campo-grandenses já lotavam casa especializada da Capital.
Considerado um cantinho de Minas Gerais em Campo Grande, a Casa Beltrão oferece cardápio requintado servindo apenas cafés gourmet e apostando em outros sabores, do chocolate trufado ao açaí. Apesar do cardápio elaborado, a proprietária da Casa Beltrão, Karina Beltrão, afirma que é do tradicional mesmo que o cliente gosta. “Servimos coado na hora. Bem a moda mineira”.
O café é passado em um pequeno coador na própria mesa do cliente, de xícara em xícara, em porções individuais. A forma atenciosa de servir é um dos principais atrativos do local. “Parece que sentimos mais o gosto, quando é coado na nossa frente”, afirma a psicóloga Débora Nogueira, 24 anos.
Apaixonada por café, ela costuma ir ao local pelo menos uma vez por semana, sempre ao final da tarde. “O café sempre vem acompanhado de um pão de queijo ou alguma comida típica”, acrescenta. Apesar da regularidade, a psicóloga afirma não dispensar o cafezinho matutino nos outros dias da semana.
A estudante de medicina, Laís Vasconcelos, 22 anos, provou uma vez e acabou voltando ao local. “Aqui é diferente. Hoje em dia está tudo tão industrializado e os cafés acabam ficando sempre com gosto de máquina”, afirma.
Além de servir café e comidas típicas de Minas, a casa comercializa artesanatos e utensílios de cozinha. Em comemoração ao dia nacional do Café, o estabelecimento lançará o Café Casa Beltrão, em parceria com a Baggio Café, e sorteará um kit de preparação, semelhante ao usado no local.
Amantes Online – Existem várias associações na internet que elevam o patamar da bebida como a mais amada do país. O Clube Café, foi um deles que entrou na onda dos kits enviados para as residências de seus clientes em todo o Brasil. O clube prepara degustações do café gourmet (selecionado), e com mensalidades a partir de R$22,90, os entusiastas do café podem receber amostras.
CURIOSIDADES
Você sabia que…
• O tamanho da xícara influencia no sabor do café. Experimente preparar 2 doses de café exatamente da mesma maneira, com o mesmo tipo e a mesma quantidade de café e água. Sirva uma dose em uma xícara de café e a outra em uma xícara de chá e prove alternadamente. Existe ou não uma diferença no sabor?
• Uma xícara de 50 ml de café tem menos cafeína que uma lata de refrigerante cola ou uma xícara de chá preto.
• Para a maioria das pessoas, 3 a 5 xícaras de café por dia pode ajudar a prevenir algumas doenças como: diabetes 2, Alzheimer, Parkinson, câncer de Colon, entre outras.
• A planta do café é uma cultura perene que é explorada por 25 anos ou mais.
• A semente de café é, na verdade, o mesmo grão que dá origem ao café torrado.
• As sementes se originam apenas dos frutos maduros (cereja).
• O Brasil produz cerca de 25% da produção mundial de café. Historicamente, somos o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor mundial de café.
• Depois do Brasil, os maiores produtores de café são Vietnã, Colômbia e Indonésia.
• A produção de café de Minas Gerais é maior que a do Vietnã.
• Um brasileiro consome, em média, 1.200 xícaras de café ao ano.
• Aproximadamente 2.000 a 2.500 frutos de café são necessários para conseguir 1 kg de café torrado e moído.
• Café é a segunda bebida mais consumida no mundo, fica atrás somente da água mineral.
• Dentre as duas espécies comerciais de café (Arábica e Robusta), a Arábica possui metade do teor de cafeína da Robusta.
• Entre os vários métodos de preparo de café, o espresso é um dos que contém menor teor de cafeína por ter pouco tempo de infusão.
• Café espresso ou café expresso? Quando se refere ao café alguns têm adotado a palavra espresso no lugar de expresso. Erro de ortografia? Não. A palavra espresso, usada na Europa, vem do italiano e sua raiz guarda relação com o verbo latino que, em português, deu origem a espremer. Não há registro de espresso nos dicionários de língua portuguesa. Então, fica a dúvida sobre a forma correta de escrever: café expresso ou espresso? Expresso significa rápido e um café “espresso” (de espremido em português), feito sob pressão. Espresso deve ser aceito, segundo especialistas, porque o vocabulário corrente admite palavras estrangeiras, como shopping, que é do ingles. E está errado dizer expresso? Não, porque de fato o café espremido (ou espresso) na máquina fica pronto entre 15 e 20 segundos, rápido e, portanto, expresso.
• O pó de café usado (borra) é bom para retirar a oleosidade. Pode ser utilizado para lavar galheteiros, pias e utensílios com excesso de gordura.
*Com informções do Clube Café