Alunos das redes pública e particular participaram de palestras e plantio de mudas às margens dos mananciais da região
O Dia Mundial da Água (22/03) foi comemorado pela Copasa com diversas atividades em todo o Estado. As cidades de Araxá, Tiros e Perdizes tiveram programação especial para alunos da rede pública, visando a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.
As atividades foram realizadas ao longo do mês de março com palestras e outras ações. Em Araxá, as ações iniciaram com uma palestra sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente, realizada no Serviço Social de Comércio (SESC) da cidade. No dia 22/03 a palestra foi realizada na escola particular “Amar é”, com a técnica química da Copasa, Aline Queiroz, que falou aos alunos sobre o uso consciente da água.
Em Tiros, foram realizadas palestras ministradas pelo Agente de Saneamento da Copasa, Sérgio Antuini, nas escolas municipais Sebastião Dias e João Francisco Capetinga, ensinando aos alunos como preservar os recursos hídricos e a importância do programa Pró-Mananciais, realizado pela Companhia, em parceria com o Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), formando por membros do poder público, empresários e representantes da sociedade.
Já nos dias 25 e 26 de março, os alunos dessas escolas visitaram os locais onde foram implantadas as ações do programa, tais como cercamento de nascente, plantio de mudas de árvores da mata ciliar, construções de bolsões e terraceamentos às margens do Córrego de Tiros, manancial que abastece o município.
A diretora da Escola Municipal João Francisco Capetinga, Daise Maria Pessoa, comentou a importância de agentes da Copasa repassarem informações de sobre preservação ambiental, reforçando o que já vem sendo ensinado em sala de aula. “Quero expressar meu profundo agradecimento à empresa por essa palestra ministrada no Dia Mundial da Água. Ela abrilhantou de forma espetacular o evento”, agradeceu.
Em Perdizes, os alunos da Escola Estadual José Balker também conheceram o Programa Pró-Mananciais. Eles participaram do plantio de 60 mudas nativas, ajudando a reconstituir a mata ciliar do Ribeirão São Francisco Borges, manancial utilizado pela Copasa para o abastecimento na cidade, para preservação do recurso hídrico.
O encarregado do Setor de Atuação Socioambiental (SAS) de Araxá, Denis Ferreira, ressaltou que além de conscientizar os alunos, essas ações trazem uma repercussão positiva do programa junto à população. “Notamos que a após a implantação do programa Pró-Mananciais na região, a população está enxergando o empenho da Companhia com ações de preservação ao meio ambiente e integração à sociedade local”, afirma.
Programa
O Pró-Mananciais é um programa desenvolvido pela Copasa para recuperar e preservar os recursos hídricos dos municípios utilizados para o abastecimento público. O programa atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia. Entre as diversas atividades desenvolvidas pelo programa, está o cercamento de nascentes; plantio de mudas nativas em mata ciliar e a implantação de bacias de contenção de enxurradas.