Além de seus inúmeros benefícios para saúde, bebida é apreciada no Brasil como importante prática social
São Paulo, 10 de abril de 2013 – Vamos tomar um café? Quem disser que nunca recebeu um convite como este pode estar mentindo. Afinal, esta é a bebida responsável pela maioria dos encontros entre duas pessoas, em um grupo de amigos e até mesmo para fechar assuntos profissionais.
No próximo dia 14 comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional do Café. Cerca de 97% dos brasileiros aproveita uma pausa durante o dia na companhia de uma xícara de café. É o que aponta a Associação Brasileira de Indústria do Café (ABIC). De acordo com o estudo, cada pessoa consome aproximadamente 83 mil litros por ano.
Não é de hoje que a bebida faz parte do cotidiano da população, pelo contrário, o café está no país desde a época da colonização e aparece nos lares brasileiros como um anfitrião exemplar.
O café se popularizou rapidamente com o passar dos anos e atualmente é experimentado de diversas maneiras: coado, expresso, cappuccino, com chocolate, com leite, entre outras combinações. Os baristas inovam as receitas afim de conquistar aqueles que ainda não caíram nos prazeres da bebida
Para celebrar a data, Monica Leonardi, diretora da La Spaziale, uma das maiores fabricantes de máquinas de café espresso do mundo, também afirma que, hoje em dia, não faltam ambientes para se tomar um bom café. “Há inúmeros estabelecimentos que nos convidam a entrar e cair no gosto. A bebida nos trouxe um charme nunca antes visto e, tomado na dose certa, é capaz de prevenir uma série de doenças, como combater a depressão e prevenir o AVC”, explica.
Além disso, hoje existem produtos e máquinas portáteis que possibilitam qualquer pessoa fazer a bebida em casa, de maneira rápida e sem o receio de que fique sem gosto ou ruim. “A ótima qualidade do café brasileiro e o desenvolvimento de produtos variados no mercado cria uma forma das pessoas descobrirem novos jeitos de aproveitar a hora do cafezinho”, finaliza Leonardi.