DIA DO CAFÉ – Cafeína: seu principal composto

Cafeína: seu principal composto


 


A cafeína é o estimulante legalizado mais usado no mundo e está associada ao café e aos refrigerantes a base de cola. Entre os benefícios está o aumento da vivacidade, do desempenho mental e da coordenação motora, no entanto, sem produzir euforia.


“Outros efeitos também são conhecidos, como a estimulação do coração (aumento do ritmo e da potência) e da diurese (aumento do volume de urina). Embora em menor proporção, a substância também pode ser utilizada para o tratamento de asma, uma vez que dilata as vias respiratórias”, afirmou Daniela Hueb.


A cafeína pertence ao grupo de compostos das metil-xantina. As xantinas são substâncias capazes de estimular o sistema nervoso, produzindo um estado de alerta, porém de curta duração. Mas engana-se quem pensa que a cafeína está presente apenas no café e no chá. O refrigerante a base de cola, o cacau, o chocolate, alguns remédios do tipo analgésico e contra gripe também possuem a substância em sua formulação. Por conta dessa diversificação, a cafeína pode ser considerada, seguramente, a droga psico-ativa e estimulante mais popular e mais consumida em todo o mundo.


De todos os estudos científicos já publicados, nenhum apresentou dados que comprovassem de forma incontestável que a cafeína é prejudicial à saúde e ao organismo.


Abaixo, segue a proporção de cafeína duas xícaras de alguns tipos de grãos de café:


1) Café expresso: contém de 250 a 330mg de cafeína;


2) Café descafeinado: contém de 1 a 5mg de cafeína;


3) Café solúvel: contém de 30 a 120mg de cafeína.


 


Propriedades nutricionais


 


Para quem é aficionado por calorias, a nutróloga Daniela Hueb revela uma novidade: o café fornece apenas 2Kcal, quando isento de açúcar. Quanto ao seu teor de carboidrato, proteína, gordura e fibra, ele apresenta quantidade pouco significativa. Em compensação, a água representa 98,8% em apenas 100g do alimento. O café contém ainda traços de cálcio, fósforo, ferro, sódio e vitaminas B1, B2 e B3.


 


Para quem está de dieta, o café este liberado, desde que sem adição de açúcar, isto é, deve ser ingerido puro ou com adoçante.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.