AGROPECUÁRIA
02/09/2009
A Emater de São Miguel do Guaporé realiza amanhã o 2° Dia de Campo sobre Cultura de Café, na Linha 108, Km 25 lado Sul. O evento começa às 9 horas e tem como público alvo os produtores rurais da região. Segundo o escritório B da Emater de São Miguel são esperados 450 produtores para participar das palestras.
O Dia de Campo visa proporcionar o fortalecimento e melhoria da cultura do café voltada para o pequeno agricultor de forma participativa com a Emater-RO, além de promover a sua sustentabilidade como agricultura familiar.
Palestras
Serão ministradas as seguintes palestras: Preparo da área e análise do solo, com Sidcley José Sotele da Emater – São Miguel do Guaporé. Produção de mudas Café Clonal, com Milton Messias da Seagri – Porto Velho. Tratos Culturais, podas de Produção com Ruy Eloy Freire da Emater – São Miguel do Guaporé. Controle de Pragas e Doenças com José Avelar, Emater – São Miguel do Guaporé. Colheita, Beneficiamento e Comercialização do Café e Nota do Produtor com Benedito Alves, Emater-RO Ouro Preto do Oeste.
Conforme a Emater os municípios participantes poderão expor os produtos para comercialização oriunda das atividades realizadas em cada escritório local.
Sucesso
De acordo com o técnico da Emater de Ouro Preto do Oeste, Benedito Alves, que vai ministrar sobre Colheita, Beneficiamento e Comercialização do Café, no 2º Dia de Campo, os produtores tem garantido bons resultados nas vendas do café produzido no Estado e com o apoio da Emater, as associações de produtores rurais estão conseguindo sucesso no mercado.
Segundo a Embrapa o café é a cultura perene mais difundida no Estado de Rondônia, compondo uma das principais fontes de renda de inúmeras famílias rurais.